CIDADES

min de leitura - #

Paraná Piá tem encerramento em Apucarana

DA REDAÇÃO

| Edição de 17 de outubro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A primeira dama do Paraná e presidente do Conselho de Ação Solidária Luciana Saito Massa esteve ontem em Apucarana para realizar o encerramento do projeto Paraná Piá. O trabalho arrecadou mais de 15 mil brinquedos em 22 cidades do estado para serem distribuídos para crianças internadas em 119 hospitais públicos do Paraná. Luciana realizou a entrega simbólica de mais de 400 kits de brinquedos arrecadados durante a campanha para crianças atendidas pelo hospital Materno Infantil da cidade. 

O secretário estadual da Saúde Beto Preto participou da solenidade, juntamente com os padrinhos do projeto: o secretário do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas João Carlos Ortega, o diretor-presidente da Celepar Leandro Moura, o controlador-geral do Estado Raul Siqueira e o secretário de Planejamento e Projetos Estruturantes Valdemar Bernardo Jorge.
“O Paraná Piá superou as nossas expectativas. Tivemos quatro padrinhos, movimentamos servidores do Estado e grande parte da sociedade civil, fomos muito bem recebidos. A adesão das pessoas nesse projeto durante o mês garantiu o sucesso”, disse Luciana. “Além disso a campanha foi muito exitosa no Interior, o que foi fundamental para alcançarmos esse patamar”.
A primeira-dama destacou que o Paraná Piá ajudou a levar esperança para pais e crianças em um momento difícil, diante do cenário de pandemia e das incertezas em relação ao coronavírus. O público-alvo para as doações foi escolhido justamente com esse olhar sobre os hospitais e o distanciamento social.
“Esse momento não está sendo legal para ninguém. Não esperávamos por isso. Idealizei o projeto para essas crianças porque sou mãe e ficava imaginando as que estavam passando pelos leitos hospitalares, a cabeça dos pais, a agonia”, acrescentou Luciana. “A pandemia gera ansiedade, medo. A ideia foi levar carinho e amor para a criança acreditar que tudo vai passar, a continuar sonhando e sorrindo”.

HOSPITAL
O Hospital da Providência de Apucarana foi escolhido para a ação final da campanha porque é referência de maternidade e atendimento infantil no interior do Paraná, com média de 270 nascimentos e mais de cinco mil pacientes acolhidos por mês, além do trabalho especializado com gestações de alto risco. São 125 leitos disponíveis para toda a região do Vale do Ivaí, que engloba 17 municípios. “O ambiente hospitalar é diferente para os pequenos. As crianças esquecem até da dor com a surpresa. Foi um ato simbólico muito bonito do Governo do Estado”, disse a irmã Geovana Aparecida Ramos, diretora-geral do hospital