CIDADES

min de leitura - #

Paraná tem novo secretário de Segurança Pública

(AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS)

| Edição de 05 de fevereiro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O governador Beto Richa (PSDB) anunciou ontem o nome do delegado Júlio Reis como o novo secretário de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp). Reis, que ocupa o cargo de delegado-chefe da Polícia Civil do Paraná, substitui o delegado federal Wagner Mesquita.

A saída do secretário Wagner Mesquita foi determinada pelo governador alegando insatisfação de setores administrados pela pasta, em especial do comando da Polícia Militar. Mesquita é delegado da Polícia Federal e assumiu o comando da Sesp em maio de 2015, após a saída de Fernando Francischini, que retornou à Câmara Federal. Mesquita já integrava o serviço de inteligência da pasta desde dezembro de 2014.
Richa afirmou que a troca de comando visa mais unidade nas ações de segurança pública e nas forças policiais, tanto na Polícia Militar como na Polícia Civil. “Isso é necessário para que as coisas aconteçam de forma mais rápida e em perfeita harmonia, para que tenhamos mais efetividade no combate à criminalidade no Estado”, afirmou o governador.
Ele também informou que a diretoria-geral da Secretaria da Segurança Pública será ocupada por um oficial da Polícia Militar. “Entendemos que essa composição da Polícia Civil e Polícia Militar no comando da secretaria é importante, para que não haja nenhuma dúvida do nosso desejo de uma perfeita harmonia entre as forças de segurança”, afirmou o governador.
O anúncio da troca de comando na pasta foi feita logo após reunião do governador com Wagner Mesquita e pouco antes do evento de entrega de novas viaturas à Polícia Militar e Polícia Científica, que atenderão ao Instituto Médico Legal (IML).
“Mesquita entendeu as razões da medida”, disse o governador, que fez um reconhecimento ao trabalho realizado até agora na secretaria. “Mas entendemos é que preciso dar mais um passo, buscando sintonia ainda mais fina”. 

Nomeado atua como delegado
Júlio Cezar dos Reis tem 25 anos de carreira na Polícia Civil do Paraná. É pós-graduado em Gestão de Políticas Públicas e em Direito Penal. Delegado de primeira classe, já comandou a Divisão Policial do Interior (DPI) e a Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc).
Além disso, foi responsável pelas Subdivisões Policiais de Cascavel e de Pato Branco, bem como de várias delegacias regionais. Antes de assumir o cargo de delegado-chefe da Polícia Civil, era corregedor de área na região Sudoeste. (A.E.N.)