COLUNAS

min de leitura - #

Parcerias com Ratinho Junior

Editoria de Política

| Edição de 11 de agosto de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O empresário Val Marques (PSC) desistiu de sua candidatura a deputado estadual, mas segue empenhado na candidatura de Ratinho Junior (PSD) ao Governo do Paraná. Ele tem sido um dos principais colaboradores da campanha na região. Ontem, Val Marques manteve contato com o prefeito Beto Preto (PSD), visando a divulgação de todas as obras e ações conquistadas por Apucarana com o apoio direto de Ratinho Junior. O empresário e o prefeito lembraram do asfalto novo no Jardim Marissol, do Projeto Meu Campinho no Pirapó, da emenda que contribuiu na construção do viaduto do João Paulo, liberação de R$ 6 milhões para recape das vias utilizadas no transporte coletivo urbano e, ainda, das novas alternativas de acesso à cidade, via contorno sul, pelas ruas Cristiano Kusmaul e Sussumo Shimura.

Convite a Moro I O juiz federal Sergio Moro, responsável por processo da Operação Lava Jato em Curitiba, emitiu nota ontem para dizer que não pode aceitar e nem recusar convite do senador e candidato à presidência da República Alvaro Dias (Podemos) para ser ministro da Justiça num eventual governo. A nota de Moro é dúbia e procura mostrar que não há intenção de posicionamento político. 

Convite a Moro II “Reputo inviável no momento manifestar-me, de qualquer forma e em um sentido ou no outro, sobre essa questão, uma vez que a recusa ou a aceitação poderiam ser interpretadas como indicação de preferências políticas partidárias, o que é vedado para juízes”, afirma o juiz federal Sergio Moro em nota distribuída ontem à imprensa paranaense.

Margarita A mulher do prefeito Rafael Greca (PMN), de Curitiba, Margarita Sansone, deverá assumir a Secretaria de Estado da Família no governo de Cida Borghetti (PP), candidata à reeleição. Até o início desta semana a Pasta estava nas mãos de Fernanda Richa, esposa do ex-governador e candidato ao Senado, Beto Richa (PSDB). O PMN está apoiando a reeleição de Cida.

Jandaia do Sul A Justiça Eleitoral de Jandaia do Sul divulgou nesta semana os locais de votação e a convocação dos mesários para os municípios que fazem parte 70ª Zona Eleitoral. A novidade para Jandaia do Sul é um novo local de votação, que é a Escola Municipal Olavo Bilac, no Jardim das Araucárias.

Juventude O prefeito Beto Preto participa hoje, a partir das 9 horas, na Praça Valmor Santos Giavarina (calçadão), em Apucarana, do Feirão da Juventude. O evento é comemorativo ao Dia Municipal da Juventude, e é promovido pelo Conselho Municipal da Juventude e Secretaria de Esportes e da Juventude. Durante três horas haverá apresentação de danças, divulgação de serviços e ofertas educativas.
Intimação A juíza Georgia Zimmermann Sperb, da 1ª Vara da Justiça Federal de Londrina, acatou a Ação Popular movida pelo advogado Oduwaldo Calixto, que pede a remoção da Praça de Pedágio do perímetro urbano de Arapongas e a suspensão da cobrança de tarifas de veículos emplacados no município. A ação está sendo movida contra a Viapar, União e Estado.

Despacho Segundo o advogado Oduwaldo Calixto, ontem a juíza Georgia Zimmermann Sperb deu seu despacho inicial na Ação Popular determinando a intimação de todos os réus envolvidos, para que se manifestem acerca do pedido de liminar num prazo de 72 horas. A alegação de Calixto na ação é a de que o perímetro urbano de Arapongas pertence ao Município e ali não pode ter praça de pedágio.

Romaria da Terra Barbosa Ferraz vai sediar no dia 19 deste mês a 31ª Romaria da Terra do Paraná, promovida pela Comissão Pastoral da Terra da Igreja Católica. O tema deste ano é “Com direito, justiça e paz, supera-se a violência no campo”. A romaria procura despertar no governo a necessidade de melhor distribuição das terras e sua exploração para produção de alimentos.

Marumbi O prefeito de Marumbi, Adhemar Rejani (MDB), esteve ontem no Instituto das Águas, onde assinou convênio para aquisição de 1.150 tubos de concreto. “Vamos utilizar os tubos nas galerias pluviais para solucionarmos as erosões existentes na cidade. Agradeço ao deputado Artagão Júnior e à governadora Cida Borghetti pela liberação das manilhas”, disse o prefeito. 

Recurso negado O Tribunal Regional Federal (TRF4), de Porto Alegre, negou recurso de embargos declaratórios do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e de Wilson Carlos Cordeiro da Silva Carvalho, ex-secretário de gestão do Rio, que também teve o mesmo tipo de recurso negado na sessão. Os embargos haviam sido interpostos contra a decisão do tribunal de manter a condenação do político e de seu ex-secretário.

Vapt Vupt

Candidatos ao governo do Estado vão intensificar a corrida pelo interior na semana que vem.         
Concorrentes a deputado federal e estadual também planejam reuniões com prefeitos e lideranças políticas.             
Apesar de os candidatos ao governo estarem definidos, alguns prefeitos da região preferem não se manifestar.           
Quando tiver início o horário eleitoral na televisão e no rádio, é possível muitos prefeitos estarão se manifestando.