CIDADES

min de leitura - #

Parque industrial ganha rede de energia

Da redação

| Edição de 04 de junho de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Após conclusão das obras de drenagem das águas da chuva e pavimentação asfáltica, o prefeito Júnior da Femac assinou ontem, durante solenidade realizada no gabinete municipal, ordem de serviço para o início da instalação da rede de energia elétrica no Parque Industrial da Juruba, região sul de Apucarana. A colocação dos postes e da rede, incluindo os transformadores, cabos de alta e baixa tensão, hastes e luminárias tem investimento é de R$ 949,2 mil.
Apontado como o principal projeto de expansão industrial do município, a instalação da rede elétrica faz parte da primeira etapa do empreendimento, que prevê para breve a liberação de 31 lotes, de um total de 237 unidades. “Ao contrário do que ocorreu no passado, onde parques industriais foram liberados sem este cuidado, estamos estruturando o Parque da Juruba em etapas, dentro de um planejamento pé no chão da gestão Beto Preto. Já concluímos o asfalto com toda qualidade exigida pelo porte do empreendimento, as ruas são largas, apropriadas para a circulação de carretas, e agora vamos implementar a energia elétrica, que é mais um investimento fundamental para que as empresas possam se instalar no local”, assinalou o prefeito Júnior da Femac, frisando que a prefeitura já tem recursos para a segunda etapa de pavimentação.
O diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana, Lafayete dos Santos Luz, deu detalhes do projeto, explicando que Apucarana é uma das poucas cidades do Brasil a regulamentar, em no máximo 32 metros, o espaçamento entre os postes. “Pelo país afora, é permitido que este espaçamento tenha até 40 metros, o que gera entre 10 e 15 metros de escuridão entre um poste e outro”, informou Luz, que é engenheiro eletricista.
Uma das empresas que irá se instalar assim que a primeira etapa estiver liberada, é a Dedike Equipamentos Ltda, do empresário Luiz Henrique da Costa. “Hoje atuamos junto a um barracão alugado e o que a prefeitura está fazendo é um grande incentivo para melhorar ainda mais nossa empresa dentro do mercado”, disse Costa, que vai receber área de 1,5 mil m² . 
O presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), Jayme Leonel, avaliou positivamente o planejamento municipal. “Pensar grande é começar pequeno e a forma com que a prefeitura está estruturando este parque industrial, em etapas, tem tudo para dar bons frutos logo à frente”, disse Leonel. 
Com área total de 556 mil metros quadrados, o  Parque Industrial da Juruba contará com rede de água, esgoto, energia elétrica compatível com atividades industriais, rede telefônica e de fibra ótica, iluminação e pavimentação asfáltica, entre outros serviços,  como banco, lotérica, restaurante/praça de alimentação, entre outros
Estimativa da prefeitura é de que serão necessários cerca de R$10 milhões para a estruturação completa do parque.