OPINIÃO

min de leitura - #

Parque industrial vai garantir mais empregos

Da Redação

| Edição de 20 de outubro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Parque Industrial da Juruba tem potencial para aumentar a geração de empregos em Apucarana. O novo empreendimento está sendo construído na zona sul do município e prevê 237 lotes na primeira etapa. 

A expansão industrial representa um grande desafio em Apucarana. O Parque da Juruba é o principal projeto municipal para fomentar a industrialização e, pelas primeiras amostras, tem condições de gerar um grande impacto econômico no município.
Com área total de 556 mil metros quadrados, o terreno do Parque Industrial da Juruba contará com toda infraestrutura necessária, como redes de água, esgoto, energia e telefonia, além de fibra ótica, iluminação e pavimentação asfáltica.
Os primeiros resultados já estão aparecendo. Nove indústrias, sendo oito do setor de confecções e uma na área de fabricação de máquinas e equipamentos para a agricultura e a pecuária, já têm parecer favorável da Comissão Municipal de Desenvolvimento Econômico (CMDE) para se instalarem no Parque Industrial da Juruba.
Segundo a Prefeitura, só esses nove empreendimentos juntos vão investir pelo menos R$ 5 milhões em construção de suas novas plantas industriais, ocupando áreas que vão de 1,3 mil metros quadrados a 3,5 mil metros quadrados, totalizando 17 mil metros quadrados de ocupação. 
A expectativa é de que pelo menos 200 empregos diretos sejam gerados inicialmente por essas empresas.
É uma boa notícia para Apucarana, que precisa aumentar a geração de postos de trabalho. O desafio agora é atrair empreendedores de outras áreas. A diversificação é importante, mesmo que o setor de confecções continue sendo o carro-chefe da economia municipal.
O Parque Industrial da Juruba representa um passo importante. Apucarana não ganha há muitos anos um parque industrial dessa envergadura. A questão da industrialização sempre foi muito explorada eleitoralmente. No entanto, pouco se evoluiu na prática. A atual gestão vem realizando um trabalho louvável nesse sentido, ofertando ao empresariado um parque industrial com todas as condições e estrutura necessária para que os empreendedores se sintam seguros para investir.
O município precisa voltar a gerar empregos de forma consistente. O trabalhador ganha mais opções no mercado e a economia municipal se fortalece.