POLÍTICA

min de leitura - #

Partidos demais

Da Redação

| Edição de 13 de novembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou ontem que há excesso de partidos no Brasil – atualmente, são 32. O ministro reagiu ao anúncio feito pelo presidente Jair Bolsonaro que vai criar uma nova legenda, a Aliança pelo Brasil, para a disputa eleitoral. Sobre esta possibilidade, Marco Aurélio Mello afirmou. “Resta saber se vai haver aprovação pelo TSE. Eu, quando estive na atuação no TSE, na aprovação dos últimos partidos eu votei pela desaprovação. Eu creio que o Brasil já tem partidos em demasia”, afirmou o ministro antes da sessão da Primeira Turma do Supremo, da qual é integrante. O ministro também comentou sobre a disputa entre Bolsonaro e cúpula do PSL. Segundo Marco Aurélio, o TSE, como representante do Estado, não poderia interferir na direção de um partido, mas há possibilidade de suspender repasse de verba.

Apoio à Márcia O ex-prefeito de Apucarana e secretário estadual da Saúde, Beto Preto, diz estranhar que a vereadora Márcia Sousa (PSD) tenha sido desprestigiada na Câmara Municipal por um grupo de vereadores, a ponto de alguns de seus projetos terem sido rejeitados inclusive com a participação de vereadores da situação e da oposição. Para Beto Preto, Márcia Sousa é uma líder natural no Legislativo, que conduz seus trabalhos com muita ética e princípios cristãos e sociais. Sendo assim ela merece ser mais valorizada na Casa.

Veículo A vereadora Márcia Sousa, aliás cumpriu agenda em Curitiba nesta segunda-feira. Na pauta, um importante evento na Casa Civil, onde foi liberada emenda parlamentar no valor de R$ 40 mil, que será utilizada na aquisição de um veículo utilitário para o Hospital da Providência. A solicitação foi feita pela vereadora ao deputado estadual Guto Silva (PSD), atual Chefe da Casa Civil do Governo do Estado. Márcia estava acompanhada pela Irmã Geovana Ramos, diretora do hospital, e pelo gerende de projetos Eduardo de Oliveira Filho.

Local de votação A Justiça Eleitoral de Apucarana informa que foi criado um novo local de votação no distrito de Caixa de São Pedro: a Escola Municipal do Campo Professor Wilson de Azevedo Os eleitores daquela região que tiverem interesse em votar ali ou mesmo trocar seu local de votação para outros já existentes devem comparecer ao Cartório Eleitoral munidos do título de eleitor, RG, CPF e comprovante de residência. O cartório está funcionando provisoriamente no fórum do judiciário.

Cozinha Escola A secretária de Segurança Alimentar e Nutricional de Arapongas, Niele Melo, esteve reunida ontem, em Curitiba, com o deputado estadual Cobra Repórter (PSD). Eles discutiram investimentos na Cozinha Escola localizada no Centro de Referência Nutricional de Arapongas. Niele pediu um recurso no valor de R$ 350 mil para ampliação e readequação da Cozinha Escola.

Fórum do Vale No próximo dia 21 acontece em Faxinal o Fórum de Desenvolvimento Regional do Vale do Ivaí, numa iniciativa da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) e Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes. Será a partir das 8h30, no Centro de Convenções, com a presença do secretário de Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge. Estão sendo esperados prefeitos, secretários, vereadores e demais lideranças.

Cidadania O partido Cidadania, de Cambira, promove no próximo dia 30, no Clube 22 de Outubro, às 14 horas, o seu Congresso Municipal reunindo filiados, simpatizantes, lideranças políticas e de bairros, além de dirigentes partidários de toda a região. Segundo o presidente municipal da legenda, Aparecido Belini, o objetivo é fazer um debate político que traga bons resultados e benefícios para a melhoria da qualidade de vida da população.

Cidadã honorária A Câmara de Vereadores de Ivaiporã vai realizar sessão solene nesta quinta-feira (dia 14), a partir das 19 horas. Na oportunidade será entregue o título de Cidadã Honorária do município à professora aposentada Teresinha Papin Rodrigues, ex-diretora do Colégio Estadual Bento Mussurunga. O projeto de lei é de iniciativa do presidente da Câmara, Eder Bueno (PP), com assinatura de todos os vereadores.

Recurso negado O Tribunal de Justiça do Paraná negou, nesta terça-feira, um recurso da defesa do ex-deputado Valdir Rossoni (PSDB), em uma ação da Operação Quadro Negro, que apura desvio milionário em obras de construção e reforma de escolas públicas do estado. No recurso, a defesa de Rossoni alegou que não há provas que indiquem crime de improbidade administrativa - que é o mau uso do dinheiro público. O ex-deputado responde a 11 ações judiciais.