CIDADES

min de leitura - #

Patrulha Rural recupera 60 km de estradas

Ivan Maldonado

| Edição de 02 de fevereiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Consórcio Intermunicipal Vale do Ivaí, criado para gerenciar a Patrulha Rural Mecanizada  em Ivaiporã, Ariranha do Ivaí e Arapuã, apresentou nesta semana um balanço de suas atividades. Desde junho de 2017,  quase 60 quilômetros de 16 estradas rurais dos três municípios foram readequados.  
O conjunto de máquinas é composto por quatro caminhões basculantes, um trator de esteira, uma retroescavadeira, uma motoniveladora, um rolo compactador, uma escavadeira hidráulica e um caminhão comboio. Cada município fica com a patrulha de acordo com a necessidade de execução do projeto, em média seis meses. Esta semana os maquinários retornaram para Ivaiporã, onde foi iniciado um novo projeto de mais 26 quilômetros de estradas rurais. 

Imagem ilustrativa da imagem Patrulha Rural recupera 60 km de estradas

O prefeito de Ivaiporã e presidente do consórcio, Miguel Roberto do Amaral (PSDB), diz que o programa auxilia no desenvolvimento da agricultura paranaense e também destaca o empenho do secretário de estado da Agricultura, Norberto Ortigara, que trabalhou junto ao Banco Mundial para que programa do governo estadual desse continuidade. 

“A Patrulha Rural é um grande avanço para o atendimento do agronegócio, principal fonte de renda em toda a região central do estado. Os produtores rurais dos três municípios estão tendo uma grande beneficio com esse conjunto de equipamentos, que custaria em torno de R$ 5 milhões e é oferecido pelo Estado sem custo para o consórcio”, destaca Miguel Amaral. 
O gerente do consórcio, Gustavo Caetano Sacco, relata que o rateio para a manutenção da Patrulha Rural pelas prefeituras é em torno de R$ 18 mil por mês. Os funcionários são terceirizados. O combustível é bancado pelo município que executa o serviço. “Claro que compensa, já que a demanda por estradas rurais é muito grande nos três municípios. É importante dizer que, com um conjunto de máquinas desses, as prefeituras conseguem formar várias frentes de trabalho”. 
Conforme Elias Leão, técnico de coleta e elaboração de projetos, uma das vantagens do programa Patrulha Rural é o planejamento com mapeamento de estradas e plano de gestão voltado para práticas conservacionistas. 
Segundo ele, os projetos técnicos devem ser realizados para cada uma das estradas rurais onde os serviços são executados, quer seja para melhorias, adequação, readequação ou abertura de estradas. “Com isso, ajudamos a melhorar a trafegabilidade e durabilidade das estradas rurais e com maior economicidade para os municípios”, afirma. 
Ainda conforme o prefeito Miguel Amaral, os bons índices do programa na região são resultado de acompanhamento constante e da boa gestão do consórcio. “Nossos técnicos estão sempre fiscalizando, acompanhando e colaborando com o andamento dos trabalhos”, completa o prefeito Miguel Amaral.