COLUNAS

min de leitura - #

PEC das emendas

Editoria de Política

| Edição de 29 de setembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


A Confederação Nacional de Municípios (CNM), por intermédio do seu presidente Glademir Aroldi, continua negociando com a Câmara dos Deputados a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata da liberação direta de recursos de emendas parlamentares aos municípios, sem passar pela burocracia dos ministérios e da Caixa Econômica. A PEC já foi aprovada no Senado e está na Câmara, onde tem como presidente da Comissão Especial o deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE) e como relator o deputado Aécio Neves (PSDB-MG). Para Aécio Neves, é importante que os recursos federais cheguem aos municípios integralmente de maneira célere e transparente. Mas também é necessária uma fiscalização efetiva da sociedade sobre os repasses e sua aplicação. Prefeitos do Vale do Ivaí torcem pela sua aprovação o mais rápido possível.

Pauta cheia A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Apucarana, que será realizada nesta segunda-feira, às 16 horas, está com uma pauta de votação bastante cheia. Da ordem do dia constam cinco projetos de lei, um requerimento e 45 projetos de decreto legislativo assinados pela Comissão de Justiça, Legislação e Redação do Legislativo. Esses projetos homologam convênios entre a Prefeitura e produtores rurais dentro do programa Terra Forte.

Audiência pública Antes da sessão ordinária, haverá amanhã, às 15 horas, audiência pública na Câmara de Apucarana para prestação de contas do segundo quadrimestre de 2019 da administração municipal e também do Legislativo. O presidente da Câmara, vereador Luciano Augusto Molina (Rede) convida representantes de segmentos organizados e de associações de bairros para que participem desta audiência, que vai mostrar as contas do Executivo e do Legislativo.

Visita a Ivaiporã O prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral (PSL), recebeu na sexta-feira a visita do deputado estadual Artagão Júnior (PSB). Acompanhado de Amaral, do vice-prefeito Ilson Gagliano (PP), dos vereadores Eder Bueno (PP) e Edivaldo Montanheri (PTB), além de diretores de departamentos, Artagão Junior percorreu várias obras em andamento no município, além de liberar uma emenda no valor de R$ 200 mil para a saúde.

Bom momento O prefeito Miguel Amaral agradeceu ao deputado estadual Artagão Júnior pela visita e pelo apoio dado ao município de Ivaiporã, juntamente com os deputados estaduais Alexandre Curi (PSB) e Ademar Traiano (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa, na liberação de recursos voltados à melhoria da qualidade de vida da população. Para Miguel Amaral, Ivaiporã vive hoje um bom e grande momento em termos de obras e projetos graças à união de todos em favor do município. 

IFPR em Arapongas A Prefeitura de Arapongas e o Instituto Federal do Paraná (IFPR) assinam amanhã convênio para cessão de uso do prédio provisório onde funciona o campus local da instituição. O acordo prevê também a cessão de materiais e equipamentos, assim como a disponibilidade de serviços de dados (internet e telefonia), despesas com energia elétrica e fornecimento de água e esgoto.

Presenças A solenidade de assinatura do convênio entre a Prefeitura de Arapongas e o IFPR será às 14 horas, no gabinete do prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSC), e contará com a presença do reitor Odacir Zanatta e da deputada federal Luísa Canziani (PTB), além de vereadores e outras lideranças políticas e comunitárias locais. A instituição deverá anunciar novos cursos em Arapongas.

Novo Itacolomi O município de Novo Itacolomi completou ontem 29 anos de emancipação política e administrativa. O prefeito Moacir Andreola (PSD) assinala que a cidade teve grandes avanços em termos de qualidade de vida, especialmente com as ações administrativas implantadas e executadas nos seus dois primeiros mandatos e agora no terceiro. E ele dá um recado a quem interessar: “Aqueles que querem atrapalhar nossa gestão não vão conseguir”, avisa.

PT de Jardim Alegre Neste domingo, com início às 10 horas, no Salão do Grupo de Escoteiros, em Jardim Alegre, acontece o Encontro Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), quando haverá a apresentação do novo diretório municipal. Também haverá debate sobre a conjuntura local e aprovação de resoluções do encontro municipal. Filiados também vão discutir estratégias para as eleições municipais de 2020.

Vapt Vupt

Pré-candidatos a prefeito já estão se movimentando na maioria dos municípios do Vale do Ivaí.       
Prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, ex-vereadores tentam ganhar a simpatia do eleitorado desde agora.     
Em alguns municípios da região, a disputa pela Prefeitura promete ser bastante acirrada no pleito de 2020.         
Alguns ex-prefeitos poderão ter a candidatura barrada pela Justiça Eleitoral por causa de contas pendentes.