COLUNAS

min de leitura - #

Pelo interior do Paraná

Editoria de Política

| Edição de 05 de setembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, tem percorrido semanalmente os municípios do interior, ora liberando recursos para prefeituras e hospitais, ora entregando unidades básicas de saúde ou discutindo questões da área com prefeitos, secretários de saúde e dirigentes de hospitais. Ontem, por exemplo, Beto Preto esteve em Londrina, onde participou de reunião do Grupo Condutor Estadual para o Processo do Planejamento Regional Integrado (PRI) dos Municípios da Região Macro Norte. Hoje pela manhã, ele entrega 31 ambulâncias do Samu/Consamu em Cascavel; à tarde, junto com o governador Ratinho Jr. (PSD), participa de liberação de recursos em Apucarana; à noite, entrega UBS em Ibaiti; amanhã cedo inaugura UBS em Ribeirão Claro; à tarde se reúne com prefeitos e secretários de Saúde em Jacarezinho e visita a Santa Casa de Cambará.

Anuário O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, esteve anteontem em Brasília, onde cumpriu uma série de compromissos de interesse do Paraná junto ao governo federal. Ele levou alguns exemplares do anuário Vale do Ivaí e Centro Norte do Paraná, editado pela Tribuna, que traz um retrato sócio econômico dos municípios da região. Beto Preto, inclusive, deu de presente um exemplar ao embaixador da Dinamarca no Brasil, Nikolai Pritz, que ficou entusiasmado com o material.

Com Lupion Em agenda cumprida ontem em Brasília, o prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PDT), se encontrou com o ex-deputado federal e atual secretário especial da Casa Civil da Presidência da República, Abelardo Lupion. “Trata-se de um companheiro de caminhadas políticas e também um grande amigo da minha família, que se colocou à inteira disposição de Apucarana, no sentido de contribuir nas demandas necessárias na capital federal”, comentou o prefeito. 

Prêmios A gestão pública de Apucarana está sendo reconhecida e contemplada com mais três prêmios, por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A solenidade acontece nesta quinta-feira em Curitiba e serão premiados programas desenvolvidos pela Secretaria das Mulheres e da Família, Autarquia Municipal de Educação e Guarda Municipal de Apucarana. 

Um amigo O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva (PSC), avalia como sendo um grande prestígio à comunidade a visita que o governador Ratinho Junior fará hoje a Arapongas, onde ele vai conhecer a MostraMóveis. Segundo ele, esta é a quinta vez que Ratinho Junior visita Arapongas na condição de governador. “O Ratinho Junior sempre foi um amigo de Arapongas”, afirma o prefeito.

Satisfeito O prefeito de Faxinal Ylson Cantagallo (MDB), o Gallo, se diz satisfeito com os investimentos para o município que estão engatilhados. “Estamos correndo atrás, em Curitiba e em Brasília, junto com nossos deputados. Se ficarmos sentados na cadeira, não conseguiremos nada. Tem muita coisa chegando para a Faxinal, incluindo 
R$ 4,5 milhões para uma escola com 12 salas de aula, convênios para maquinários, ambulância e piscina térmica para idosos, tudo a fundo perdido”, diz.

Direito dos idosos O secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, e o deputado estadual Arilson Chiorato (PT) conversaram nesta semana sobre políticas de promoção dos direitos da pessoa idosa. Chiorato é o autor de um projeto de lei que prevê a criação e manutenção de Centros-Dia, Casas Lares, Lares de Residência e outros equipamentos para atender aos idosos de baixa renda no Paraná. Projeto idêntico do vereador Lucas Leugi (Rede) está sendo votado em Apucarana.

Urnas eletrônicas A comunidade de Marilândia do Sul já está se preparando para a eleição dos novos membros do Conselho Tutelar, que vão atuar na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. O pleito está marcado para o dia 6 de outubro, como acontece em todo o Brasil. A votação será em urna eletrônica cedida pela Justiça Eleitoral. Os eleitores poderão votar em um entre os oito candidatos.

Ordem DeMolay A Câmara Municipal de Apucarana aprovou nesta semana projeto de lei do vereador Gentil Pereira (PV), que concede o Diploma de Méritos em Tarefas Comunitárias de Apucarana à Ordem DeMolay, em comemoração aos seus 100 anos de existência e pelos relevantes serviços prestados à comunidade apucaranense. Trata-se de uma entidade filosófica e filantrópica, mantida em Apucarana pelas lojas maçônicas. “É uma entidade que forma líderes”, explica Gentil.

Vapt Vupt

Prefeitos do Vale comemoram o anúncio de concurso público para a Polícia feito pelo governador Ratinho Jr.
Na maioria dos municípios da região há poucos policiais militares e civis para garantir a segurança pública.
Aliás, a falta de segurança pública é tema de todas as campanhas eleitorais para prefeito e vereador.
O problema é que a questão de segurança pública é uma responsabilidade do Estado e não do município.