CIDADES

min de leitura - #

Perdas de água na região ficam abaixo da média

Renan Vallim

| Edição de 17 de maio de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) vai investir R$ 180 milhões até 2021 no Programa de Combate às Perdas nas Ligações de Água em todo o Estado. Hoje, a média diária de perdas no estado chega a 227,22 litros por ligação de água. Na região, todos os 26 municípios do Vale do Ivaí estão abaixo dessa média, o que coloca a regional de Apucarana como modelo no estado em combate ao desperdício de água. Nove dos 26 municípios tem índices dentro de padrões internacionais.

Imagem ilustrativa da imagem Perdas de água na região ficam abaixo da média

Grandes Rios é o município com maior índice de perdas, chegando a 198,24 litros perdidos por ligação diariamente. Apucarana aparece na sequência, com média de 197,43 litros, seguida por Faxinal, com 172,45 litros. Já entre os melhores resultados aparecem Cruzmaltina, com 45,74 litros, Ariranha do Ivaí, com 50,49 litros, e Rio Branco do Ivaí, com 64,34 litros. Importante destacar que nove municípios estão com perdas abaixo dos 100 litros diários por ligação, valor considerado como referência pelos padrões internacionais.
“Em relação ao estado, nossa região está muito bem. O trabalho de combate às perdas não é fácil e deve ser constante”, afirma Luiz Carlos Jacovassi, gerente regional da Sanepar em Apucarana. “A topografia de cidades como Grandes Rios e Apucarana dificultam o nosso trabalho. Em uma cidade de topografia acidentada, a pressão da água nos canos precisa ser maior para vencer os morros, o que potencializa vazamentos já existentes e aumenta a possibilidade de novos vazamentos”, diz.
Jacovassi destaca os esforços da regional apucaranense em reduzir os números. “O trabalho para baixar os indicadores é modelo para o Paraná, com um trabalho articulado por um comitê com representantes de todos os sistemas. Reuniões mensais discutem as ações realizadas e as melhorias possíveis, que são feitas por uma equipe especializada e constantemente treinada. Temos um sistema de monitoramento em 30 pontos da cidade e, recentemente, trocamos 39 quilômetros de rede de metal, de mais de 50 anos, por tubos de PVC”.

INVESTIMENTO
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) vai investir R$ 180 milhões até 2021 no Programa de Combate às Perdas nas Ligações de Água em todo o Estado. A empresa tem um dos menores índices de desperdício do Brasil. A empresa atua em 345 municípios no Paraná e também em Porto União (SC).
“Para manter e melhorar nosso índice, a Sanepar promove um combate sistemático contra as perdas. São várias ações, desde a capacitação de seus empregados até a renovação dos equipamentos, cada vez mais modernos e eficientes”, disse o diretor de Operações da Sanepar, Paulo Alberto Dedavid. A expectativa é baixar o volume de perdas nos próximos cinco anos, de 227,22 litros diários por ligação, para 225 litros até 2021.
Vários fatores induzem às perdas, como as ligações clandestinas, fraudes, vazamentos em adutoras, redes de distribuição e ramais, além da submedição dos hidrômetros, que precisam ser trocados constantemente. É importante destacar que também compõe o indicador de perdas a água usada para a limpeza dos reservatórios, para o combate a incêndios, para os caminhões-pipa, para os testes de estanqueidade na rede e para as descargas na rede, que objetivam manter a qualidade do produto.