COLUNAS

min de leitura - #

Pesadas dívidas

Editoria de Política

| Edição de 18 de julho de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Ao autorizar ontem a ordem de serviço para o início das obras do novo centro de treinamento de natação e hidroginástica, no Centro da Juventude, o prefeito de Apucarna, Junior da Femac (PDT), lembrou que o projeto estava previsto desde o início da gestão Beto Preto. “Administramos com planejamento, até em função das pesadas dívidas herdadas de gestões anteriores”, justificou Junior. Ele mencionou ainda que o Município está pagando atualmente R$ 1,5 milhão ao mês de dívidas, o que seria suficiente para construir três piscinas cobertas e aquecidas como a que está sendo iniciada agora no Centro da Juventude.

O esporte I O deputado estadual Arilson Chiorato (PT), presente na solenidade que autorizou a instalação de aquecimento na piscina do Centro da Juventude, enalteceu o investimento na área esportiva feita pelo Município. “Apucarana é a capital do esporte e está pela 6ª vez recebendo a fase final dos Jogos Escolares do Paraná”, afirmou o parlamentar. 

O esporte II O investimento no esporte, de acordo com o deputado Arilson Chiorato, é um importante meio para melhorar a vida das pessoas. “Na infância, o esporte complementa a educação, na juventude é o maior instrumento de combate às drogas, na idade intermediária combate a ociosidade e na terceira idade proporciona saúde às pessoas”, avalia o deputado, que é um dos representantes de Apucarana na Assembleia Legislativa do Paraná.

Veículos novos Na manhã de hoje, a partir das 9h30, no calçadão entre a Prefeitura e a Câmara Municipal, o prefeito Junior da Femac, ao lado do comandante do 10º BPM, major Roberto Cardoso, e o delegado chefe da 17ª SDP, Gustavo Dante, apresenta três veículos recebidos do Governo do Estado. “São três veículos novos que irão reforçar o trabalho na segurança pública”, diz Junior da Femac. 

Apoio à Renata O Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), através do seu presidente Dr. Rosinha e das secretarias estaduais de LGBTI e de Mulheres do PT, emitiu nota ontem de apoio a Renata Borges, que está organizando a primeira parada LGBTI de Apucarana e, em função disso, estaria sendo perseguida e atacada nas redes sociais. “Não aceitaremos que uma companheira seja agredida por organizar um evento, o qual tem todo o direito de organizar”, diz a nota.

Direitos Segundo a nota do PT estadual, “a luta por direitos, por um mundo com dignidade e equidade para todas as pessoas é diária para lésbicas, bissexuais, gays, travestis, transexuais, queers, intersexos etc. É uma luta travada todos os dias. Não podemos permitir que o Brasil continue sendo o país que mais mata LGBTI+ no mundo. O país que mais mata travestis e transexuais”, diz. “Renata tem nosso apoio e conta conosco nesta luta”, reforça. 

Visibilidade Conforme o PT, o Brasil é o país que mais mata travestis e transexuais. A expectativa de vida de uma pessoa transexual, atualmente, é de 35 anos. “Queremos mudar essa realidade. E realizar paradas é uma forma de chamar a atenção da sociedade para essa realidade e dar visibilidade a quem é invisibilizada todos os dias no trabalho, na rua, nas escolas, universidades, na sociedade”.

Depósito de FPM O Tesouro Nacional deposita nesta sexta-feira da conta das prefeituras o segundo repasse de julho do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o montante registra um crescimento de 9,14% em relação a igual período do ano passado em termos nominais, ou seja, sem considerar a inflação. Com os efeitos inflacionários, o crescimento é de 5,93%.

Contra aborto O Dia Estadual de Conscientização Contra o Aborto, a ser realizado anualmente em 15 de maio, foi sancionado pelo governador Ratinho Júnior (PSD) e deu origem à lei 19.867/2019. O projeto de lei 303/2017 que deu origem à lei foi apresentado na Assembleia Legislativa do Paraná pelo deputado Cobra Repórter (PSD). O projeto se tornou lei estadual e passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná.

Motivo O Dia Estadual de Conscientização Contra o Aborto foi escolhido por ser o Dia Internacional da Família e o objetivo é incentivar a promoção de palestras, seminários, campanhas e outras atividades que permitam a sensibilização da população acerca dos direitos do nascituro, direito à vida e às implicações no caso do aborto ilegal.

Vapt Vupt

Vários ex-prefeitos da região têm sido alvo do Tribunal de Contas (TCE-PR) por causa de irregularidades.
Na maioria dos casos, o TCE-PR recomenda a desaprovação das contas e ainda emite multas pesadas.
Pelo simples fato de ter as contas reprovadas ex-prefeitos podem entrar na lista dos inelegíveis em 2020.
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TER-PR), pelo jeito, terá muito trabalho para julgar candidaturas.