CIDADES

min de leitura - #

PICO EM 10 DIAS NA REGIÃO

DA REDAÇÃO

| Edição de 25 de julho de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em dez dias, a região pode vivenciar o pico da pandemia, acredita o chefe da 16ª Regional de Saúde (RS) Altimar Carletto. A expectativa dele é que o número de casos na região comece a cair expressivamente a partir do fim de agosto. 

Para ter uma projeção, o médico usa como parâmetro a evolução da doença em Curitiba, no Paraná e também no Estado de São Paulo. “Na minha concepção, o Paraná já atingiu o pico e está no platô, quando ocorre um ponto de equilíbrio no número de casos. São Paulo já está no platô há algum tempo, com indícios de que os casos começarão a diminuir. Na nossa região deve demorar mais 10 dias para o pico, e a partir disso o período de platô que deve durar duas semanas, até começar a cair”, calcula. 
Carletto acredita que o número de diagnósticos comece a declinar a partir de 25 de agosto, caminhando para uma redução mais expressiva e efetiva nos meses seguintes. “Isso não significa que em setembro não estaremos vivendo a pandemia”, alerta. 
A grande expectativa é que ocorra o fornecimento de vacinas à população, entre 6 a 8 meses, colocando um fim na pandemia.