CIDADES

min de leitura - #

Pintor é socorrido após choque de 13,8 mil v

Ivan Maldonado

| Edição de 09 de janeiro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Um pintor de 37 anos teve que ser resgatado por bombeiros de uma altura de 10 metros após receber uma descarga elétrica de 13,8 mil volts na manhã de ontem em Ivaiporã. O acidente de trabalho aconteceu durante a pintura de um sobrado na Rua Sete de Setembro. Apesar do choque, Jonathan Vieira Silva foi socorrido consciente com queimaduras primeiro e segundo grau nas duas mãos, no braço direito e no tórax. 

Imagem ilustrativa da imagem Pintor é socorrido após choque de 13,8 mil v

A Copel precisou interromper a distribuição de energia por cerca de meia hora para que a equipe dos bombeiros fizesse a remoção da vítima do prédio. A operação de socorro demorou quase duas horas. Os bombeiros tiveram descer a maca por fora do prédio de uma altura de cerca de 20 metros.
Segundo as informações do Corpo de Bombeiros, Silva estava consciente durante o resgate e foi conduzido ao Pronto Atendimento Municipal (PAM). Até o final da tarde, Silva continuava internado, e o quadro de saúde era estável.
Segundo informações de testemunhas, o pintor estava deitado sobre o parapeito pintando a fachada do prédio e tocou acidentalmente a rede de energia, com o cabo de metal do rolo de pintura. “A descarga que ele recebeu foi muito forte. Houve um estrondo muito alto e um clarão, quando olhamos para cima ele estava gritando tentando apagar o fogo da camisa na altura do peito”, relatou uma pessoa que passava pelo local na hora do acidente.
De acordo com o tenente Matheus Venturini Pivotto, apesar das dificuldades, o resgate vertical foi um sucesso. “Em uma altura dessas é bastante complicado de trabalhar. Temos que ter bastante atenção, dando o máximo de segurança para vítima e para o pessoal que trabalha no socorro”, explica Pivotto.
Dezenas de pessoas acompanharam o trabalho dos bombeiros.
A gerente da Copel em Ivaiporã lamentou o acidente ocorrido com o pintor e destacou que a empresa presta orientações para quem necessita fazer obras ou reparos em estruturas próximas à rede elétrica.
Ainda, segundo Marcia, toda e qualquer atividade próxima à rede da Copel deve ser comunicada a empresa. “É a primeira e a dica mais importante de todas, procure a Copel. Não faça nenhuma atividade próxima a nossa rede, seja pintura, construção, corte ou poda de árvores sem comunicar a Copel. Nós enviamos um funcionário até o local e, se for necessário, é até possível desligarmos a rede. De forma que o pessoal possa fazer o trabalho de maneira segura”, destaca Marcia.
As comunicações podem ser feitas gratuitamente, inclusive por telefone celular, através do telefone 08005100116. “Dependendo de cada caso é a atitude que nós vamos tomar. Mas nunca e em hipótese nenhuma, o consumidor deve fazer atividades próximas à rede sem comunicar a Copel”, explica a gerente Marcia.