CIDADES

min de leitura - #

PlanificaSUS tem adesão de 90,4% dos municípios

DA REDAÇÃO

| Edição de 13 de novembro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou nesta semana a expansão do programa PlanificaSUS para todo o Paraná, com a capacitação dos profissionais de saúde da Atenção Primária de 21 Regionais. O objetivo do encontro é aprimorar os serviços para avançar na assistência ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), de forma integrada, garantindo qualidade nas ações para a população.

Inicialmente, o programa havia sido implantado apenas na 4ª Regional de Saúde, em Irati, no Centro-Sul do Estado. Desde 2019, várias atividades foram realizadas na região e obtiveram sucesso, principalmente voltadas para a atenção aos idosos. Após dois anos, o PlanificaSUS chega agora a 361 municípios, quase totalidade do território paranaense (90,4%).
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, falou sobre a importância desse novo desafio e agradeceu a adesão dos municípios envolvidos no projeto. “É muito gratificante ver a participação de todos, com empenho e ânimo para a nova fase do pós-pandemia. Teremos de recomeçar, reorganizar a Atenção Primária e Especializada: os que tiveram Covid-19, os diabéticos, hipertensos, as vacinas atrasadas, além da saúde mental, entre outras fragilidades e doenças, que precisam de todo nosso esforço”, afirmou.