OPINIÃO

min de leitura - #

Planos de prevenção a incêndio são essenciais

Da Redação

| Edição de 17 de janeiro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O incêndio ocorrido na semana passada na agência da Caixa Econômica Federal (CEF), na Praça Rui Barbosa, em Apucarana, provocou uma “corrida” de donos de estabelecimentos comerciais e também de empresas por planos de prevenção e combate a incêndio, além da manutenção de equipamentos de segurança, como extintores e placas sinalizadoras. Muitas dessas empresas não estavam em dia com suas obrigações junto ao Corpo de Bombeiros e o incêndio na Caixa Econômica gerou, evidentemente, preocupação. 

A situação é mais preocupante do que se imagina. No ano passado, o Corpo de Bombeiros de Apucarana realizou 4.447 vistorias em estabelecimentos comerciais. Em 80% dos casos, foram encontradas irregularidades. 

O incidente da Caixa mostrou que é preciso manter em dia os planos de combate a incêndio. Afinal, garantir a segurança de funcionários e clientes deve ser regra de qualquer estabelecimento ou empresa. 

No caso do banco, felizmente, não houve vítimas. Quando o fogo começou, por volta das 17h30, apenas dez funcionários estavam no local. Como uma agência bancária é construída para dificultar o acesso de estranhos, os trabalhadores tiveram dificuldade para deixar as dependências da instituição. Foi necessário romper um vidro lateral da agência. Duas pessoas precisaram de atendimento médico. 

A agência, no entanto, foi totalmente destruída pelo fogo e não há ainda previsão para a sua reabertura. O Corpo de Bombeiros afirma que o plano de prevenção de incêndio e a sinalização, entre outros itens de segurança, estavam de acordo com a legislação no caso da Caixa Econômica. 

Por sorte, o incêndio não ocorreu em horário de expediente. Essa agência, especificamente, recebe um grande número de correntistas e também muitos aposentados. As consequências poderiam ser dramáticas. 

Portanto, as empresas e estabelecimentos comerciais que ainda apresentam alguma irregularidade precisam colocar a situação em dia. A segurança das pessoas é fundamental. O incidente da Caixa Econômica precisa servir de exemplo. Mantendo os planos de segurança em ordem, as chances de grandes tragédias, sem dúvida, são reduzidas. O incêndio no banco foi terrível e assustou toda a população apucaranense. Afinal, o incidente ocorreu em plena Praça Rui Barbosa, no coração da cidade. É preciso buscar todas as formas de prevenção possíveis para evitar riscos.