CIDADES

min de leitura - #

Plantio de soja deve avançar nos próximos dias

DA REDAÇÃO

| Edição de 05 de outubro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Os produtores rurais na regional da Seab de Ivaiporã comemoram a volta das chuvas na região. Levantamento do Deral aponta que de sexta-feira (1), até a manhã de ontem por volta das 7 horas, o volume de chuvas foi de 165 mm na região, o que trouxe de volta a esperança do produtor rural, que nos próximos dias deve avançar com o plantio da soja.

Segundo o engenheiro agrônomo do Deral, Sergio Carlos Empinotti, no mês de setembro a precipitação foi de apenas 9,7 mm. “Agora a chuva realmente chegou, de forma lenta. Um chuva muito boa, ainda mais que o pessoal estava esperando para iniciar o plantio da soja. Agora é esperar uma pequena estiagem, e assim que tiver a possibilidade de entrar com as máquinas na terra, já pode fazer o plantio, que a umidade é boa, é suficiente, até para esperar para uma próxima chuva”. 
Para esta temporada, a área plantada com soja deve crescer nos quinze municípios da regional de Ivaiporã para 176 mil hectares, aumento de 3% em relação aos171 mil hectares do ciclo anterior. “Além do mais tem o milho safra normal, que alguns produtores vão plantar em função da rotação de culturas. Há necessidade de reposição de matéria orgânica”. 
Para o agrônomo apesar de um pouco mais tarde que o de costume, o plantio da soja está dentro do prazo. Na última sexta-feira (1), o mercado da soja na região estava em R$ 160,30 a saca de 60 quilos. Já o milho era cotado em R$ 88,40.