CIDADES

min de leitura - #

PM vai ampliar ações contra embriaguez ao volante

Sílvia Vilarinho

| Edição de 14 de janeiro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.



Cinco pessoas foram presas no final de semana em Apucarana por embriaguez ao volante. Dos cinco flagrantes, quatro envolveram acidentes. A situação mais grave foi um atropelamento seguido de morte registrado na noite de sábado no Residencial Sumatra. O motorista de 58 anos que atingiu um casal que estava na calçada foi autuado por homicídio culposo. Segundo a Polícia Militar, fiscalização de embriaguez será intensificada.
“Como o motorista também sofreu alguns ferimentos, após o acidente ele foi levado até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e a equipe médica concedeu um atestado apontando que ele realmente estava embriagado. Além do homicídio culposo, ele vai responder também por lesão corporal culposa, com agravo de pena pelo fato de estar embriagado. Não foi arbitrada fiança, ele segue preso e se encontra à disposição da justiça”, detalha o delegado-chefe de Apucarana, Marcus Felipe da Rocha.  
A polícia tem um prazo de dez dias para concluir as investigações. “Vamos ouvir testemunhas, a outra vítima que sobreviveu, procurar imagens, para entender as circunstâncias desse acidente. Tudo indica que o causador foi o motorista, que estava conduzindo o veículo embriagado,” ressalta o delegado.  
Segundo testemunhas, Alex José da Sila e sua companheira Mayara Cristiane, ambos de 26 anos, estavam sentados na calçada da rua Magno Cavalcanti quando foram atingidos por um GM/Kadet. O jovem segurava seu filho, de apenas um ano no colo, e salvou a vida da criança. O irmão da vítima, Alan José da Silvia, contou que Alex ao perceber que o se aproximava, arremessou a criança.  
“Meu irmão salvou a vida do filho, só deu tempo dele tirar a criança da direção do carro. Ele estava na calçada, sentado e morreu,” comenta Alan. O veículo acertou com muita violência o casal. Mayara sofreu ferimentos na perna, foi socorrida e segue hospitalizada em risco de perder a vida. Já Alex morreu no Hospital da Providência, na manhã de domingo. Ele foi sepultado ontem. O motorista ainda tentou fugir, mas foi contido por populares e preso em flagrante.

Operações com etilômetro
 Além do acidente registrado no residencial Sumatra, a PM registrou mais quatro flagrantes de embriaguez ao volante no Residencial Cazarin, onde um motorista embriagado bateu em um poste e na Avenida Curitiba. Na Avenida Munhoz da Rocha, a batida ocorreu em um carro estacionado. Outro motorista foi flagrado no Núcleo João Paulo, após um acidente onde uma passageira ficou ferida em uma colisão provocada pelo motorista autuado.
Segundo a Polícia Militar (PM), a fiscalização de embriaguez será intensificada. “Apucarana é uma cidade que tem uma baixa taxa de homicídio, mas muitos acidentes dentro da área urbana. Nós vamos aumentar a fiscalização e quem não entende que não pode beber e dirigir será abordado e autuado”, enfatiza o tenente Thiago Mendes, ressaltando que o bafômetro será usado durante as operações de trânsito. 
Em Apucarana, segundo dados divulgados pelo 10º Batalhão de Polícia Militar, em todo ano passado, 113 motoristas foram autuados pelo crime de embriaguez ao volante. Um aumento de 5,6%. Em 2018 foram 107 condutores dirigindo embriagados.