COLUNAS

min de leitura - #

Polícia de prontidão

Editoria de Política

| Edição de 10 de agosto de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

 
Durante solenidade dos 165 anos da Polícia Militar do Paraná, o prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PDT), lembrou ontem que o 10º Batalhão atende, na sua área de abrangência, uma população de cerca de 300 mil habitantes. “Esse grande número de pessoas acorda todos os dias com a certeza de que os policiais militares estarão de prontidão para garantir a vida, a integridade e a segurança de todas essas famílias”, frisou, acrescentando que os policiais militares incorporam diariamente “a força, garra e disposição” que pautaram a vida do Coronel Sarmento, patrono da Polícia Militar do Paraná. “Quero agradecer pelos serviços prestados, por entenderem a vocação e a missão que desempenham. Quero também parabenizar por terem aceitado o papel de ser modelo para a sociedade. Quando uma criança vê um profissional militar e o tem como modelo, nós percebemos a importância e a responsabilidade que vocês possuem na construção da sociedade”, ressaltou. 

Campeão O prefeito de Apucarana Junior da Femac recebeu ontem uma boa notícia transmitida pelo comandante do 30º Batalhão de Infantaria Motorizada (Bimec), o tenente-coronel Alexandre Colombo. Conforme relatou ele, a corporação apucaranense conquistou nesta semana o título de campeã geral dos Jogos Militares do Paraná. 

Referência O secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, fez questão de enaltecer anteontem o estágio excepcional do ensino básico nas escolas públicas municipais de Apucarana. “Reconhecemos que existe um diferencial de estrutura e conteúdo e que Apucarana serve de exemplo no Estado, pois o seu próprio IDEB confirma isso”, comentou Feder, cumprimentando a secretária Marli Fernandes e o prefeito Junior da Femac. 

Com Cobra Repórter O deputado estadual Cobra Repórter (PSD) recebeu nesta semana o presidente do PSC de Jardim Alegre, Paulo Azevedo, e o membro Idinei Serenato, quando conversaram sobre as eleições municipais de 2020. “O PSC, que é parceiro maior do nosso PSD, partido do governador Ratinho Junior, tem crescido muito a cada dia. Recebemos hoje as lideranças de Jardim Alegre para discutirmos as eleições de 2020”, disse Cobra Repórter. 

Com Paulo Litro Na semana passada, quem esteve em Jardim Alegre foi o presidente do PSDB do Paraná, deputado estadual Paulo Litro. Ele se reuniu com várias lideranças políticas e comunitárias locais com vistas a fortalecer a sigla para as eleições do ano que vem. Além de Jardim Alegre, Paulo Litro visitou outros municípios das regiões Norte, Noroeste, Norte Pioneiro e dos Campos Gerais. 
Título a Damares I A parnanguara Damares Regina Alves, ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, receberá na próxima segunda-feira, às 9h30, o título de Cidadã Benemérita do Paraná na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A proposta da homenagem é do deputado Delegado Francischini (PSL) e foi sancionada pelo governador Ratinho Júnior, dando origem à Lei 19.879/2019. 

Título a Damares II Deputado Delegado Francischini enalteceu o trabalho desenvolvido pela paranaense ao longo de sua trajetória. “As ações da ministra Damares tiveram abrangência nacional e contribuíram muito para a defesa das mulheres, da infância e dos direitos humanos em todo o Estado do Paraná. Com certeza é uma homenagem justa”, afirma Francischini, justificando a homenagem à ministra do Governo Bolsonaro.

Prefeita cassada I A prefeita Marlene Revers (PROS), de Quedas do Iguaçu, no sudoeste do Paraná, foi cassada pela Câmara de Vereadores na última terça-feira. Marlene foi cassada pela compra de 6,5 toneladas de bolo. A posse do vice-prefeito Anelson Unialli (PSB), que estava marcada para tarde desta quinta-feira, foi transferida para próxima segunda-feira, 12, pois Ubialli não compareceu à sessão de posse do cargo de prefeito.

Prefeita cassada II Caso o vice-prefeito Anelson Ubialli não tome posse na segunda-feira, o presidente da Câmara, Eleandro da Silva (SD), deve assumir o comando da prefeitura de Quedas do Iguaçu. A defesa do vice e da prefeita cassada alegou que a sessão de cassação do mandato da prefeita Marlene Revers descumpriu o regimento interno da Câmara e, por isso, não tem validade. A defesa alega que não foi notificada a tempo para a sessão de votação da comissão processante.

Vapt Vupt

Algumas prefeituras da região estão apressando a discussão e elaboração do seu Plano Diretor.           
Em Jandaia do Sul, uma série de oficinas teve início na última terça-feira e prossegue até dia 20 nos bairros.         
O Plano Diretor é um instrumento técnico que ordena o crescimento horizontal e vertical das cidades.       
Por falta de um Plano Diretor, muitas cidades da região, do Estado e do País cresceram de forma desordenada.