CIDADES

min de leitura - #

Policiais recebem medalhas nos 164 anos da PM

Da redação

| Edição de 11 de agosto de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Vinte e três PMs foram condecorados ontem no 10ºBPM de Apucarana
Uma simulação de imobilização de indivíduo suspeito com o auxílio de um cão e a entrega de medalhas a membros da corporação marcaram a solenidade alusiva aos 164 anos da Polícia Militar (PM). A cerimônia aconteceu ontem na sede do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Apucarana, e contou com a presença de autoridades civis, militares e eclesiásticas.

Imagem ilustrativa da imagem Policiais recebem medalhas nos 164 anos da PM


A Polícia Militar foi criada em 10 de agosto de 1854 e as homenagens alusivas à data estavam programadas para acontecer nas demais unidades da corporação no Estado. Em Apucarana, a cerimônia foi presidida pelo major Roberto Francisco Cardoso, comandante do 10º BPM.
Também estiveram presentes o major Roberto Coelho, comandante do 4º Subgrupamento de Bombeiros Independente, e Alessandro Carletti, comandante da Guarda Municipal. O vereador Francisley de Godoi (Poim) representou no ato o Legislativo e também o prefeito de Apucarana, Beto Preto. A cerimônia foi ainda prestigiada por alunos da Escola Municipal Monteiro de Cambira e da Escola Municipal Joaquim Vicente de Castro de Apucarana. 
Ao todo, 23 policiais militares foram condecorados com medalhas de ouro (30 anos de serviço ativo), de prata (20 anos de serviço) e de bronze (10 anos). Também foram homenageados dois bombeiros militares com a medalha de menção honrosa, que reconhece os praças pelos seus méritos pessoais.
O canil do 10º BPM possui seis cães, que são treinados para atuar em ações como faro de armas e entorpecentes, abordagens, busca de pessoas desaparecidas, distúrbios civis e em estabelecimentos prisionais. Em uma breve simulação, um cão policial foi utilizado como meio não letal para alcançar e imobilizar um indivíduo suspeito.