POLÍTICA

min de leitura - #

Política em discussão

Editoria de Política

| Edição de 17 de setembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O plenário da Câmara dos Deputados volta a discutir propostas de reforma política a partir da próxima terça-feira. A pauta prevê na terça a análise de sistema eleitoral e fundo público de campanha. Na quarta, as discussões vão girar em torno de coligações e cláusula de desempenho para os partidos. O Congresso tem até o dia 7 de outubro para fazer mudanças nas regras eleitorais para que possam valer em 2018. Nesta semana que passou, as votações não avançaram. Os partidos maiores apresentaram emendas aglutinativas para tentar incluir em uma única votação as mudanças no sistema eleitoral e a criação do fundo, mas não houve apoio do Plenário para aprovação. Em seguida, também não prosperou uma votação nominal sobre a parte do substitutivo do deputado Vicente Candido (PT-SP) que trata do sistema eleitoral, propondo o chamado “distritão” para 2018 e 2020.

Movimentação Apucarana terá um dia bastante movimentado de políticos na próxima quinta-feira. Estão programados três eventos na cidade que atrairão prefeitos, deputados e lideranças políticas de toda a região e em nível estadual. Os eventos serão realizados de manhã, à tarde e à noite.

Homenagem Na quinta-feira, às 14 horas, a Câmara de Apucarana fará a entrega do Diploma de Méritos em Tarefas Comunitárias ao Núcleo Regional de Educação, com a presença da secretária estadual da Educação, Ana Seres Trento Comim. Evento será no Cine Teatro Fênix, com presença de prefeitos.

Curso de agente Na quinta-feira, a partir das 8h30, no salão da OAB de Apucarana, terá início o curso de Agente Municipalista promovido pela Confederação Nacional dos Municípios, em conjunto com a Associação dos Municípios do Paraná e Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi).

Evento político E na noite de quinta-feira, no Clube 28 de Janeiro, em Apucarana, será realizado grande encontro regional do PSD, para discussão de um projeto de governo para as eleições de 2018. Evento, com a presença do deputado Ratinho Júnior, vai reunir prefeitos de toda a região.

Sessão A Câmara de Vereadores de Apucarana realiza sessão ordinária amanhã à noite. Até início da noite de sexta-feira, pauta da ordem do dia ainda não havia sido finalizada pela assessoria técnica. Sabe-se, no entanto, que é grande o pacote de projetos e requerimentos para votação.
Miséria I Na sua passagem por Apucarana, na noite de sexta-feira, a senadora Gleisi Hoffmann (PT) fez duras críticas ao governo do presidente Michel Temer (PMDB). Segundo ela, “o governo está saciando os ricos e tirando dos pobres, o que vai levar o País a uma crise econômica ainda maior”.

Miséria II Para Gleisi, os cortes no orçamento que o governo Temer vem fazendo, sobretudo na área social, fazem com que a miséria volte a tomar conta do País como ocorria até a década de 90. Segundo ela, famílias votaram a bater nas portas das prefeituras pedindo ajuda para comprar comida e pagar água e luz.

Com aliados O presidente Michel Temer (PMDB) se reuniu na noite de sexta-feira, em São Paulo, com aliados e advogados para discutir a reação à segunda denúncia de Rodrigo Janot – agora por obstrução de justiça e organização criminosa. Temer se encontrou com o advogado Antonio Claudio Mariz e o marqueteiro Elsinho Mouco para afinar o discurso no campo jurídico e nas mídias sociais.

Pronunciamento O marqueteiro Elsinho Mouco sugeriu a Miche Temer um pronunciamento na televisão e no rádio, porém a assessoria do Palácio do Planalto não confirmou a previsão de fala pública do presidente. De acordo com aliados, o presidente está preocupado com o impacto negativo que esta denúncia pode causar no seu governo mais uma vez, prejudicando projetos e reformas.

Nova reunião Ontem pela manhã, o presidente Michel Temer esteve reunido novamente, no Palácio do Planalto, mas com o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes. Segundo a assessoria de imprensa da Presidência, a reunião foi só para discutir a agenda que Temer terá nos Estados Unidos, nesta semana, onde participará da 72ª Assembleia Geral das Nações Unidas, na próxima terça-feira.

Vapt Vupt

Os secretários estaduais Valdir Rossoni (Casa Civil) e Artagão Jr. (Justiça) percorreram o Vale na quinta-feira.        
Nesta semana, Rossoni e Artagão devem voltar ao Vale do Ivaí para terminar uma agenda de visitas não concluída.      
Prefeitos da região têm se manifestado bastante satisfeitos nos últimos dias, com a entrada de recursos.        
Tanto o governo estadual como o federal têm descarregado um bom volume de recursos os municípios.