CIDADES

min de leitura - #

População de São Pedro pede mais segurança

Ivan Maldonado

| Edição de 20 de setembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Os moradores de São Pedro do Ivaí lotaram a Câmara de Vereadores na noite de anteontem para discutir segurança pública. Os moradores reclamam ao aumento do número de assaltos, principalmente na zona rural. O último caso ocorreu na madrugada de anteontem, no Distrito Marisa. 

Conforme o presidente do Conseg, Omar Ferro, o grande problema de São Pedro do Ivaí é a falta de efetivo policial. Segundo ele, o município tem apenas dois militares por turno. “Precisamos de um efetivo maior. Em poucos dias foram cinco residências estouradas. Eles entram nas casas, levam até os alimentos da família”, afirma. 
A presidente da Associação Comercial de São Pedro do Ivaí, Elizete Balbo relata que a maioria dos assaltos ocorre fora da área central, onde a Prefeitura instalou um sistema de monitoramento. “O pessoal também está reclamando do atendimento da PM, que está bastante demorado”, comenta.
Durante o encontro, foram levantadas sugestões e reivindicações da comunidade que devem ser levadas pelo prefeito José Isalberti (PTB) e os vereadores às autoridades competentes. Entre as sugestões levantadas no encontro estão a melhoria no atendimento dos policiais nos chamados da população, aumento de efetivo e armamentos.
"O que está ao nosso alcance para diminuir a violência no município temos feito com seriedade. Trouxemos duas viaturas, contribuímos com conserto da viatura da Rotam, instalamos 19 câmeras de segurança em diversos pontos da cidade e, com empenho do Conseg, conseguimos um fuzil para Polícia Militar e outro para Polícia Rodoviária Estadual", explicou o prefeito, ao plenário lotado. “Vamos levar as reivindicações aos órgãos competentes, mas faço um apelo à população: denuncie casos de violência e outros crimes à PM, pois com a colaboração de todos podemos diminuir as situações de risco que hoje a cidade enfrenta", disse o prefeito.
O presidente da Câmara de Vereadores Evaldo Domingos de Oliveira e o vereador Marcos Aparecido Bernardes também participaram do encontro representando legislativo. (COM REPORTAGEM IVAN MALDONADO)