CIDADES

min de leitura - #

Porto bate recorde de movimentação

Da redação

| Edição de 21 de julho de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


O Porto de Paranaguá fechou os primeiros seis meses de 2017 com a maior movimentação de toda a sua história para o período. Ao todo, foram 25 milhões de toneladas movimentadas, uma marca 3,3% superior ao antigo recorde, alcançado no ano passado, quando foram operadas 24,2 milhões de toneladas de cargas.

Imagem ilustrativa da imagem Porto bate recorde de movimentação
Porto de Paraná também registra diversificação de cargas | Foto: Divulgação


O recorde vem acompanhado de outro feito importante: nunca o Porto de Paranaguá teve uma diversificação tão grande nas suas cargas. Ao longo destes seis meses, o porto bateu o recorde de movimentação de cargas gerais e graneis líquidos e, pela primeira vez na sua história, os produtos desta natureza ultrapassaram os 33% do total movimentado. Exemplo disso é ontem  os mais de 20 berços do Porto de Paranaguá estão todos ocupados por navios, operando um total de 13 tipos diferentes de cargas – como milho, veículos, açúcar, óleo de soja, farelo, cloreto de potássio e ureia.
No primeiro semestre do ano, foram 4,8 milhões de toneladas de carga geral movimentadas, um aumento de 5% em relação ao ano passado. O avanço foi impulsionado pelos investimentos no novo layout operacional do cais do porto, que derrubou velhos armazéns obsoletos e abriu pátios para movimentação deste tipo.
No mesmo período, também foi registrado recorde na movimentação de granéis líquidos, com 3,6 milhões de toneladas operadas e 24,7% de aumento. (AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS)