COLUNAS

min de leitura - #

Posse do Conselho Tutelar

Editoria de Política

| Edição de 10 de janeiro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Acontece hoje a posse dos conselheiros tutelares eleitos em pleito realizado em outubro de 2019. Um total de 4.777 eleitores votou em 37 candidatos , elegendo cinco titulares do Conselho Tutelar de Apucarana, para exercer um mandato de 5 anos. Vão assumir os cargos, a partir de hoje, Amália Costa Bittencourt Zielonka de Mello, André dos Reis Avelar, Camila Maiara Campideli, Juliane de Lima e Maria Luzinete Carvalho do Nascimento Pereira. O prefeito Junior da Femac (PDT) irá dar posse aos novos conselheiros em ato previsto para as 10 horas no gabinete municipal. “Esperamos que exerçam essa missão em sua plenitude, atendendo todas as demandas que se apresentarem. A prefeitura estará à disposição para dar todo o suporte necessário”, adianta o prefeito. 

Só mulheres Em Arapongas, a posse dos novos conselheiros tutelares está marcada para hoje, às 8 horas, na sede do Conselho Tutelar, que fica na Rua Pombas, 965, centro. Durante o quadriênio (2020/2024) todos os cargos titulares do Conselho Tutelar de Arapongas serão ocupados por mulheres, sendo elas Eliane Girassol, Heloisa Hollandini Fernanda Moreira de Freitas, Martha Marchiori e Cristiane. Já na suplência há vários homens, um deles pastor.

Festa dos 76 anos A programação festiva pelos 76 anos de Apucarana será fechada hoje, em reunião prevista para às 15 horas, no salão nobre da prefeitura. Participam todos os secretários e superintendentes das pastas envolvidas nos eventos, incluindo as áreas de cultura, esportes, indústria e comércio, obras, Idepplan, gestão pública e comunicação. O prefeito Junior da Femac anuncia que a programação prevê a inauguração de muitas obras, a Prova Pedestre 28 de Janeiro, e shows musicais.

Atendimento A Câmara de Arapongas reabriu suas portas após recesso de fim de ano na última segunda-feira, com horário diferenciado de atendimento, das 8 às 14 horas, sem intervalo para o almoço. Todos os departamentos, inclusive os gabinetes dos vereadores, estão atendendo normalmente. Os parlamentares, entretanto, retornarão no dia1º de fevereiro e a primeira sessão ordinária será realizada no dia 3, no horário regimental, ou seja, às 16 horas.

Pré-candidato Conforme noticiado ontem nesta coluna, em Jandaia do Sul a movimentação do cenário político já está a todo vapor, com apoios sendo ‘costurados’ para a eleição municipal deste ano. Um nome que deve disputar o pleito para prefeito é Issan Pontara, conhecido radialista da cidade. Pontara diz que tem o apoio de um grupo de empresários da cidade e já está trabalhando a sua pré-candidatura.
À disposição O prefeito de Lunardelli, Reinaldo Grolla (PTB), deverá ser candidato à reeleição no pleito deste ano. Apesar disso, ele observa que sua candidatura à reeleição não é uma ambição pessoal, salientando que apenas está à disposição do seu grupo político, que é quem decide. Aliás, Grolla tem se destacado por realizar uma administração participativa, ouvindo vereadores, lideranças políticas e todos os segmentos da comunidade nas suas ações.

Previsão do FPM A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) fez nesta semana uma estimativa do montante que as prefeituras irão receber do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) no decorrer de 2020. As previsões indicam um possível crescimento de 6% no valor líquido total em relação ao que foi transferido no ano passado. O cálculo da STN objetiva apenas auxiliar os prefeitos na condução de suas ações administrativas.

Filiações O PSL divulgou ontem um levantamento que afirma que o partido teve 14.817 novos pedidos de filiação desde o anúncio da desfiliação do presidente Jair Bolsonaro no último dia 19 de novembro. Ainda segundo a contagem da legenda, neste mesmo período foram apresentados cerca de 750 pedidos de desfiliação. A nota ressalta que a contagem não é oficial e que o Tribunal Superior Eleitoral só divulga levantamentos duas vezes por ano nos dias 12 de abril e 12 de outubro.

Desfiliações Em novembro, o presidente Jair Bolsonaro e o seu filho mais velho, o senador Flávio Bolsonaro, assinaram carta de desfiliação do PSL. O grupo político do presidente da República na Câmara dos Deputados também vai sair do partido para participar da fundação de uma nova legenda chamada de Aliança pelo Brasil. Os advogados Admar Gonzaga e Karina Kufa são os responsáveis pela estratégia jurídica da criação da legenda em gestação.

Vapt Vupt

As chuvas isoladas que caem nos últimos dias na região têm sido boas para as lavouras de soja e milho.        
De outro lado, as chuvas têm provocado estragos em estradas rurais e aumentado buracos nas ruas.
O que mais preocupa prefeitos são as estradas que precisam estar em boas condições para escoamento da safra.
O problema maior é que, enquanto chove, prefeituras não têm como colocar as máquinas para trabalhar.