CIDADES

min de leitura - #

Poucos grupos alcançaram 100% de imunização

DA REDAÇÃO

| Edição de 25 de fevereiro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Segundo a 16ª RS Apucarana, 90,79% das vacinas da 1ª dose destinadas aos trabalhadores da Saúde já foram aplicadas. Doses destinadas aos idosos somam 65,38% de aplicação. No geral, somando os dois grupos 85,08% do total das primeiras doses recebidas, já foram aplicadas. Com relação às segundas doses, são referentes ao primeiro lote de 4.100 doses, sendo que 87,07% já  foram aplicadas.

Segundo a coordenadora do Programa de Imunização da 16ª RS, enfermeira Anelize Sassa Brizola, o órgão orienta os municípios que ainda têm doses para acelerar o processo para imunizar os grupos o quanto antes, atingindo os objetivos da campanha, de modo que não fiquem com as doses paradas. “O que sabemos é que para os idosos pode haver alguns que têm dificuldades então orientamos que se faça drive-thru e outras formas de vacinar essas pessoas nas casas , embora os municípios, em sua maioria, estejam agindo de forma rápida”, considera Anelize.
Em Ivaiporã, segundo Eleane Rother, chefe da 22ª RS, os municípios estão preparados e aguardando a chegada do novo lote de vacinas. “Nosso pessoal está muito bem preparado, tanto que ficamos em primeiro lugar no ranking da vacinação no Paraná, em termos de aplicação da primeira dose”, destacou. Até o momento dos grupos prioritários, a cobertura regional de vacinação é de 100% das pessoas com deficiência; 78,66% dos idosos em asilos; 91,3% dos indígenas; 88% dos profissionais de saúde e 72,4% das pessoas com 90 anos ou mais. 
Seguindo orientações da Sesa, os municípios da área de abrangências da 22ª RS estão iniciando as imunizações dos acamados de forma decrescente de idade. “Hoje os nossos 16 municípios da regional já estão na etapa de vacinação dos acamados”, relatou Joysse Joysse Buzato chefe da seção de epidemiologia da 22ª RS.(CEZAR NEVES)