OPINIÃO

min de leitura - #

Preconceito de idade ainda é barreira para adoção

Da redação

| Edição de 27 de maio de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Mais de 900 crianças paranaenses esperam por uma família. Os números são do Cadastro Nacional de Adoção (CNA), sistema criado no Brasil para dar maior transparência ao processo é para centralizar informações a respeito do tema. Do outro lado, 4.028 paranaenses estão na fila para criar novas famílias. O número refere-se aos cidadãos que já passaram pelo criterioso processo de habilitação judicial e,de fato e direito, podem adotar.
Como se vê, a conta da adoção não fecha. Em Apucarana, segundo dados da Comarca local, para cada criança apta para adoção - hoje são seis - são seis candidatos à pais e mães. Em Arapongas, a fila de habilitados está em 40 pessoas, mas atualmente não há nenhuma criança que necessite de uma nova família.
Se de um lado há mais habilitados que crianças disponíveis, a pergunta é porque ainda temos 900 crianças esperando por um lar? A resposta está relacionada com o que se espera a respeito da adoção.
Segundo dados do CNA, das 2,3 mil crianças que estão no sistema de adoção e nos três estados da região, 71% tem mais de 6 anos. E idade, quando se fala em adoção, é um fator que corre contra a criança. Quanto mais o tempo passa, menor a chance de se encontrar e criar uma nova família. Segundo o CNA, quase 55% de todos os pretendentes à adoção (37.283) só aceitam crianças de zero a três anos. Este número cai drasticamente com crianças maiores de seis anos. Apenas 6,81% aceitam meninas ou meninos de 7 a 9 anos. E a taxa piora ainda mais dos 10 aos 17, indo para 1,92%. Enquanto isso, a realidade nos centros de acolhimento é inversamente proporcional. Ou seja, ao chegar na adolescência, a possibilidade reduz significativamente. Problemas de saúde e irmãos - uma vez que a justiça tenta manter esse vínculo familiar - também são características que atrasam ou mesmo inviabilizam o processo de adoção.
Do outro lado da fila, a situação é a mesma. Quanto maior o nível de exigências em relação a adoção, ao perfil da criança que se quer adotar e quanto maior as exigências, seja em relação a raça, cor, idade ou estado de saúde, mais tempo vai transcorrer até que essa possibilidade se concretize.
Aproximar homens e mulheres desejosos de ser tornarem pais e mães de crianças que enfrentam a terrível realidade de não ter um lar é um desafio e isso implica principalmente em quebrar paradigmas a respeito da adoção. É fato que o preconceito vem diminuindo, mas ainda há muito a se avançar nesse quesito.
Adoção é primariamente um ato de amor e de solidariedade. Criar barreiras e expectativas que não se cumprirão para que esse sentimento se concretize na forma de uma nova família não ajuda nem a quem quer adotar nem as crianças que precisam de um lar.