CIDADES

min de leitura - #

Prefeito autoriza pavimentação da ‘estrada velha’

DA REDAÇÃO

| Edição de 31 de dezembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Estrada Velha do Distrito do Pirapó, que existe desde 1950, será pavimentada. O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, assinou a autorização para a abertura do processo licitatório ontem, com valor orçado de R$ 875 mil. A via, que tem cerca de um quilômetro de extensão, será mais uma opção de acesso ao distrito, especialmente para os caminhoneiros.

O prefeito destaca que a obra é uma reivindicação antiga dos moradores e os recursos foram conquistados pelo vereador Franciley Preto Godoi, o Poim. “Trata-se de uma emenda do ex-deputado federal Leopoldo Meyer, no valor de R$ 400 mil e que contará com a contrapartida do Município”, informa Junior da Femac. 
O prefeito esclarece que o vereador Poim conseguiu a emenda junto ao ex-deputado, mas o convênio foi liberado somente nesta semana pelo Ministério da Integração Nacional. “A estrada existe desde 1950 e a obra é um esforço de integrar a cidade, abrindo caminhos e criando oportunidades para que Apucarana possa avançar”, frisa Junior.
De acordo com o engenheiro Herivelto Moreno, secretário municipal de Obras, a via terá nove metros de largura e, além da pavimentação, a obra envolverá drenagem e meio-fio. “A Estrada Velha fica no prolongamento da Avenida Cezário Festi, que foi recapeada neste ano pela Prefeitura, e se estende até a Rodovia Melo Peixoto”, explica Herivelto.
O vereador Poim reforça que a pavimentação é uma reivindicação da comunidade, especialmente dos caminhoneiros. “O acesso principal ao Distrito é em aclive, gerando risco de quebrar ponta de eixo e até de acidentes. Com a pavimentação da Estrada Velha, os caminhoneiros terão essa segunda opção para acessar o Distrito e com maior segurança”, salienta Poim.