COLUNAS

min de leitura - #

Prefeito com agenda cheia

Editoria de Política

| Edição de 14 de fevereiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Hoje, a partir das 9 horas, na Escola Municipal Albino Biacchi, no Jardim Trabalhista, e na Escola Mateus Leme, ao lado do Cemitério Cristo Rei, acontece a entrega simbólica de materiais escolares para os 12 mil alunos da rede municipal de ensino de Apucarana. Os kits serão repassados pelo prefeito em exercício Junior da Femac (PDT) e pela secretária de Educação, Marli Fernandes. Ainda pela manhã, às 10h30, na estrada do Biloti, ao lado da Indústria Eletran, Junior da Femac e o secretário de indústria e Comércio, Edison Estrope, acompanham o início das obras da Indústria Biofort. À tarde, a partir das 14h30, está previsto o ato que marca o início das obras do Centro de Radiologia do Hospital da Providência. 

Roçagem A empresa terceirizada contratada pela Prefeitura de Apucarana para roçagem em prédios públicos atrasou os serviços, prejudicando a programação que estava definida. Foi preciso uma equipe do município ser deslocada para a limpeza de 30 dos 62 prédios de CMEIs e escolas. “Já estamos concluindo os trabalhos, mas o município irá adotar as medidas cabíveis na área jurídica”, afirma Junior da Femac.

Nas UBSs Devido a este imprevisto, a equipe de roçagem da Prefeitura de Apucarana não pode concluir os trabalhos nos prédios das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nos CRAS. “A partir de segunda feira, os operários voltam a trabalhar nas UBSs e prédios dos quatro CRAS”, anuncia o prefeito em exercício. 

Arns vice O senador Flávio Arns (Rede) foi eleito anteontem vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal. A presidência ficou com o senador Dario Berger, de Santa Catarina. Além dessa, Arns deve integrar outras duas comissões: a de Direitos Humanos e a de Assuntos Sociais. “Essas comissões são espaços de debates importantes”, comenta o senador.

Troca de sigla Depois de sete anos, o deputado estadual Marcio Pacheco deixou ontem o Partido Pátria Livre (PPL) para se filiar ao PDT. O presidente nacional da sigla, Carlos Lupi, esteve em Curitiba para abonar a ficha de filiação. A cerimônia na sede do PDT teve a presença do presidente estadual do partido, André Menegotto, do deputado federal Gustavo Fruet e dos deputados estaduais Goura e Nelson Luersen. 

Incorporação O PPL foi um dos que não conseguiu superar a cláusula de barreira, pela qual partidos que não conseguiram atingir pelo menos 1,5% dos votos válidos para a Câmara Federal ficam sem direito ao acesso a recursos do fundo partidário e à propaganda eleitoral no rádio e na TV. Por conta disso, o PPL foi incorporado pelo PC do B. Com a adesão de Pacheco, o PDT passa a ter três deputados na Assembleia. 

Cassado I O prefeito de Alto Paraná, no noroeste do Estado, Altamiro Pereira Santana (PPS), teve o mandato cassado pela Câmara de Vereadores na noite de anteontem. Seis dos nove vereadores decidiram pela cassação depois de nove horas de julgamento. Santana era investigado por improbidade administrativa por uma comissão especial do Legislativo.

Cassado II Conforme a denúncia, o prefeito Altamiro Santana autorizou o pagamento de salários de quatro professores de educação física sem concurso. Ele contratou os profissionais como autônomos. Alto Paraná tem 13 mil habitantes. A sessão lotou o recinto da Câmara.

Crise O vice-presidente, general Hamilton Mourão, defendeu ontem a pacificação da crise gerada por um desmentido público do presidente Jair Bolsonaro e de um de seus filhos, o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), do ministro Gustavo Bebianno (Secretaria-Geral). “Vamos pacificar isso”, afirmou Mourão à Folha de S.Paulo ao ser questionado sobre a crise.

Incômodo Os generais ficaram incomodados pelo tratamento dado por Jair Bolsonaro a Gustavo Bebianno, um de seus aliados mais próximos durante a campanha. Eles consideram o gesto uma deslealdade do presidente e uma intromissão excessiva de um de seus filhos no governo. 

Laranja O deputado federal Alexandre Frota (PSL-SP) esmagou uma laranja na tribuna do plenário da Câmara ontem ao comentar as acusações contra seu partido, que vive uma crise com suposto esquema de candidaturas laranjas. Após a encenação, funcionários do plenário disseram que a equipe de limpeza teve que entrar em ação para higienizar a tribuna, coberta por um carpete.

Vapt Vupt

Alguns prefeitos da região estão aproveitando o período de reformas nos governos para fazer o mesmo nas prefeituras.
Após dois anos de mandato, prefeitos consideram que é necessário fazer ajustes no secretariado.
Nessas reformas de secretariado, até quem é aliado de primeira hora do prefeito também perde o cargo.      
Em alguns municípios, câmaras de vereadores estão fiscalizando com rigor os atos do Poder Executivo.