POLÍTICA

min de leitura - #

Prefeito de Apucarana avalia fechar parques

Da Redação

| Edição de 26 de junho de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, disse que o município pode tomar a decisão de fechar pontos de visitações, como parques da cidade. Junior confirmou que teve reunião ontem com a Guarda Municipal e que ainda hoje fala com a Polícia Militar e o comando da Guarda para decidir como proceder.

A Saúde apontou três fatores a serem trabalhados no município, “Como a crise é de saúde, então é a Saúde que nos oferece o caminho”, pontua Junior. Um deles é o problema das reuniões familiares que acontecem nos parques. Por isso, a atitude de fechamento destas áreas não está descartada. A prevenção, nestes casos, se dá pela conscientização, que já ocorreu nos últimos finais de semana, com operações de fiscalização.
Outro ponto é ampliar as campanhas de informação através dos meios de comunicação. E o terceiro fator é o transporte coletivo. O prefeito esteve reunido mais uma vez com representantes da empresa Val e pediu opiniões sobre como melhorar a fiscalização e evitar as aglomerações.

COMÉRCIO 
Quanto ao comércio, Junior foi enfático em dizer que o país é pobre. “O problema deve ser olhado como um todo. Os dias que a cidade parou foi para organizar as estruturas de Saúde, como o Pronto Atendimento do coronavírus”, ressalta.
Ele citou ainda ações como entrega de máscaras e sabonete líquido a toda população. “O comércio tem respondido com eficiência aos termos do decreto, como a limitação de clientes e o uso de máscara e isso é importante para não ter que fechar as atividades, pois os cuidados estão sendo tomados”, disse.

ESCOLAS 
Ainda ontem, o prefeito se reuniu com representantes de instituições privadas de ensino de Apucarana. O grupo reivindicou ajuda do município para que autoridades estaduais definam um plano de retorno às atividades escolares no Paraná, que estão suspensas desde março por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
“Todos sabemos que por enquanto, devido ao crescimento do número de casos, o retorno escolar é inviável, mas foi uma conversa muito franca, de troca de ideias, onde pude ouvir as necessidades do setor em Apucarana, que são basicamente as mesmas de outras cidades do Paraná e do Brasil”, disse.
No entanto, a Prefeitura de Apucarana irá montar um plano de retorno às atividades educacionais, que será apresentado ao governador Ratinho Júnior.