POLÍTICA

min de leitura - #

Prefeito de Sabáudia assume presidência da Amepar

Da Redação

| Edição de 22 de maio de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em reunião realizada ontem, na sede da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), em Londrina, os prefeitos aprovaram a mudança de parte da diretoria da entidade. O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, passou a presidência da entidade para o prefeito de Sabáudia, Hugo Manueira.

Também se retiraram da diretoria da associação o vice-presidente e prefeito de Alvorada do Sul, Marcos Voltarelli, e o tesoureiro e prefeito de Ibiporã, João Coloniezi. Assumem o prefeito de Centenário do Sul, Luiz Nicácio, como vice, e o prefeito de Sertanópolis, Tide Balzanello, como tesoureiro. Todos ficarão nos cargos interinamente. A posse dos novos membros será no próximo dia 30. 
Na reunião, que teve como tema central as dificuldades financeiras que os municípios já começam a enfrentar por conta da pandemia, os prefeitos decidiram questionar o governo estadual sobre a disparidade entre a arrecadação do ICMS e valor repassado aos municípios. “Queremos que o governo reveja os cálculos e defina estratégia para ajudar as prefeituras neste momento”, salientou o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre. 
Como o presidente da República ainda não sancionou a PLP 039, que garante a recomposição do repasse do ICMS e arrecadação do ISS, dificilmente os recursos previstos para maio chegarão ainda este mês. Os prefeitos também reclamam de nova solicitação do Ministério Público que inclui pedido de informação de quanto os municípios receberam da PLP 039 e como gastaram estes recursos. “Defendemos a transparência, mas este recurso não foi sancionado. Os municípios não receberam e não têm ideia de quando receberão. Quando o MP considera como recebido, pede prestação de contas e divulga para a população. Cria uma cobrança indevida e uma tensão injusta e desnecessária sobre os prefeitos”, resumiu Sérgio Onofre. 
Participaram da reunião os prefeitos de 14 municípios da região da Amepar.