COLUNAS

min de leitura - #

Prefeito e josefinos

Editoria de Política

| Edição de 17 de março de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Durante a novena de São José, que está sendo realizada nesta semana no Santuário São José, em Apucarana, o prefeito Junior da Femac (PDT) foi saudado pelo padre Pedro Odair Machado, o Padre Pedrinho, de Santa Fé. Junior da Femac foi convidado a falar e disse que teve a satisfação de atuar ao lado do Padre Pedrinho na Pastoral da Comunicação da Diocese de Apucarana. “Também estudei no Colégio São José e tive participação ativa no Grupo de Jovens da Paróquia São José, o Jocap”, comentou o prefeito. Ele ressaltou ainda que Apucarana chega aos 75 anos com muitas riquezas. “Uma delas é a presença dos josefinos em nossa cidade”, enalteceu Junior. 

Contemplado O secretário da Saúde do Paraná, médico Beto Preto, participou na sexta-feira da reunião ordinária da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), em Faxinal. Ele assegurou que, a exemplo de outras regiões, o Vale do Ivaí também será contemplado no projeto de regionalização das especialidades e procedimentos de alta complexidade. 

Politicagem Ainda em Faxinal, Beto Preto revelou que a papelada do convênio firmado entre o Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, com o Hospital da Providência, ficou engavetada por muito meses na 16ª Regional de Saúde de Apucarana. “O convênio encaminhado pelo ex-secretário Michele Caputo, visando a construção da nova maternidade do Providência, não andou por pura politicagem”, criticou. 

Com Ratinho Jr. O presidente da Amuvi, prefeito Ylson Álvaro Cantagallo (MDB), o Gallo, desistiu de convidar o governador Ratinho Junior (PSD) para participar de uma reunião da associação em algum município do Vale do Ivaí. “Vou fazer o contrário, vou tentar marcar uma reunião com o governador lá no Palácio Iguaçu com todos os 26 prefeitos da Amuvi”, afirma Gallo.

Pauta definida Para a reunião dos prefeitos da Amuvi com o governador Ratinho Junior, em Curitiba, o prefeito Gallo diz que pretende levar uma pauta definida de assuntos a serem discutidos e encaminhados ao governo do Estado. Segundo ele, a pauta inclui a construção de uma penitenciária em Mauá da Serra para abrigar presos já condenados do Vale do Ivaí.

Na marcha Até a tarde de sexta-feira, cerca de 175 prefeitos, além de vereadores, dos 399 municípios do Paraná já haviam confirmado presença na 22ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que acontece de 8 a 11 de abril. Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o Paraná tem até agora a segunda maior comitiva inscrita, perdendo para Minas Gerais, com 201 inscritos.

Sessão ordinária A Câmara de Vereadores de Apucarana realiza nesta segunda-feira, às 16 horas, a sessão ordinária. Seis projetos de lei estão na ordem do dia, entre eles o de autoria do vereador José Airton Deco de Araújo (PR), que obriga todas as instituições financeiras do município a disponibilizar estacionamento de veículos gratuito aos seus clientes.

Igreja Metodista A Câmara de Vereadores de Apucarana vai realizar sessão solene no próximo dia 20 (quarta-feira), às 19h30, para entrega do Diploma de Mérito em Tarefas Comunitárias à Igreja Metodista de Apucarana. A concessão do diploma foi proposta pela vereadora Márcia Regina da Silva Sousa (PSD) pelos 67 anos de relevantes serviços prestados pela igreja à comunidade.

Canudinhos O presidente da Câmara de Apucarana, Luciano Molina (Rede), recebeu nesta semana a diretoria do Conselho Municipal do Meio Ambiente, representada pelo presidente Lauro Kuchpil, pelo conselheiro Satio Kayukawa e pela secretária Jéssika Pedro. Eles convidaram Molina para expor na reunião do conselho do próximo dia 21 o projeto que proíbe uso de canudinhos de plástico no comércio.

Biodegradáveis O projeto de Luciano Molina propõe que canudinhos de plásticos utilizados em bares, lanchonetes e similares sejam substituídos por biodegradáveis confeccionados à base de papel, papelão ou canudinhos comestíveis, que não poluem o meio ambiente. O projeto chegou a ser discutido na sessão anterior, porém foi retirado de pauta por pedido de vista do vereador Deco (PR).

Vapt Vupt

Até agora, a maioria das viagens dos prefeitos do Vale em busca de recursos foi direcionada ao governo do Estado.
A partir de abril, as peregrinações para pedidos de verbas e encaminhamentos de projetos serão em Brasília.
Neste início de ano, os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) têm registrado crescimento.
A Confederação dos Municípios alerta os prefeitos que isso só ocorre em início de ano, depois a situação muda.