COLUNAS

min de leitura - #

Prefeito republicano

Editoria de Política

| Edição de 20 de junho de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A diversidade de correntes políticas com as quais o prefeito de Apucarana e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), Beto Preto (PSD), tem dialogado, demonstra o seu estilo republicano na condução de sua gestão. “Recebemos e conversamos com todos os políticos detentores de mandatos ou cargos no Estado ou no Governo Federal”, assinala Beto Preto, acrescentando que “os interesses do município estão acima de cores partidárias”. O tema foi levantado na última sexta-feira, quando o deputado federal e presidente do PROS no Paraná, Toninho Wandscheer, visitou o prefeito de Apucarana. Segundo o parlamentar, o nome do médico Beto Preto é hoje referência em gestão pública no Estado. “Os quase 90% dos votos obtidos na sua reeleição confirmam isso”, assinalou Toninho.

Boas práticas Segundo Wandscheer, as boas práticas administrativas e programas premiados, aliados à transparência e ética, conferem ao prefeito Beto Preto uma aprovação bem acima da média no Estado. “Isso ocorre justamente num momento em que a classe política está desgastada pelos inúmeros casos de corrupção”, avalia.

Deputados Nos últimos meses, o gabinete de Beto Preto recebeu os deputados federais Leopoldo Meyer (PSB), Luiz Carlos Haully (PSDB), Aliel Machado (Rede), Hidekazu Takayama (PSC), Luiz Nishimori (PR), Edmar Arruda (PSD), Luciano Ducci (PSB), Toninho Wandscheer (PROS) e Marcelo Belinatti (PP), quando este exercia o mandato.

Ministro Também estiveram com Beto Preto o ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP); o ex-senador Osmar Dias (PDT); e os deputados estaduais Cobra Repórter (PSC), Márcio Pauliki (PDT), Tiago Amaral (PSB), Requião Filho (PMDB), Guto Silva (PSD), Tercílio Turini (PPS), Nelson Justus (DEM), Pedro Lupion (DEM) e Ratinho Junior (PSD), hoje secretário.

Já esperava A presidente destituída do diretório do PMDB de Apucarana, ex-vereadora Telma Reis, disse ontem que já esperava pela dissolução do diretório por parte da executiva estadual. Segundo ela, antes das eleições de 2016, a executiva estadual já havia feito alerta não somente ao de Apucarana, mas a todos os diretórios do partido no Paraná.

Resolução Segundo Telma Reis, a resolução da executiva estadual do PMDB dizia que o diretório municipal que não conseguisse eleger um vereador seria dissolvido. E foi o que aconteceu em Apucarana. “O PMDB não elegeu vereador, mas esteve na coligação que elegeu um”, observa Telma, apontando o Professor Edson (PPS).
Desfiliado Telma Reis informou também que o ex-prefeito Valter Pegorer já não mais integra o PMDB. Segundo ela, já faz um tempo que ele pediu desfiliação. Pegorer era o maior líder do PMDB em Apucarana e anda sumido da cidade. Dizem que ele estaria vivendo no Balneário de Capri, em São Francisico do Sul-SC, onde tem uma casa.

Extraordinária A Câmara de Vereadores de Apucarana realizou sessão extraordinária ontem à tarde para votar três projetos do Executivo: um que doa terreno à Congregação dos Padres Oblatos de São José, um que permite a escrituração de terreno a uma empresa e o que autoriza abertura de concurso público na saúde.

Rápida A sessão da Câmara de Apucarana de ontem à tarde foi rápida. Durou apenas dez minutos. Na sequência, vereadores participaram de reunião no gabinete do presidente da Casa, Mauro Bertoli (DEM), para esclarecimentos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Legislativo para 2018, que seria apresentada à noite.

De volta à igreja O ex-prefeito de Arapongas, padre Antônio José Beffa, postou mensagem ontem através da página do seu Facebook informando que está voltando à sua vida sacerdotal. Ele está assumindo uma paróquia em Astorga. Ele disse estar triste por ir embora, mas alegre por servir a uma nova comunidade e servir a Deus.

Viaturas O governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública, está destinando três viaturas policiais para Ivaiporã. São duas para a Polícia Militar (Weekend e Amarok) e uma para a Polícia Civil (Duster). O comunicado mediante ofício foi feito ao prefeito Miguel Amaral (PSDB) pelo deputado estadual Alexandre Curi (PSB).

Vapt Vupt

O prefeito de Jandaia do Sul, Ditão Púpio, se diz contente em sediar fase regional dos Jogos Abertos.        Desde o último sábado, a área central de Jandaia do Sul está bastante movimentada de atletas.     A Assembleia Legislativa lança hoje, 14h30, durante a sessão plenária, o aplicativo “Agora é Lei no Paraná”.       A nova ferramenta da Assembleia reúne mais de 100 leis estaduais de interesse do consumidor.