POLÍTICA

min de leitura - #

Prefeito restringe passe livre em Califórnia

Edison Costa

| Edição de 22 de fevereiro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Câmara de Vereadores de Califórnia está analisando proposta encaminhada pelo prefeito Paulo Wilson Mendes (PP), o Paulinho Moisés, que limita o benefício do passe livre para estudantes do município que frequentam faculdades da região. Até o ano passado, todos os universitários, desde que comprovassem frequência a uma instituição superior da região, no caso Apucarana, Arapongas e Jandaia do Sul, tinham o benefício do passe livre bancado pela Prefeitura.
De acordo com a norma anterior, estudantes poderiam fretar ônibus para o deslocamento às faculdades. A Prefeitura bancava 50% do custo do transporte, ficando o restante 50% a cargo dos alunos. Neste ano, o número de alunos é de aproximadamente 175.
A atual administração estabeleceu que vai pagar os 50% do passe livre, porém somente para alunos que tenham uma renda familiar de até três salários mínimos, conforme consta do cadastro único da assistência social. “Só vamos pagar o passe livre para quem realmente precisa”, afirma o prefeito Paulinho Moisés. “Esta é uma questão de justiça social”, acrescenta o prefeito, para quem não é justo a Prefeitura pagar transporte universitário para estudantes que tenham boas condições de vida.
Na sessão de anteontem à noite da Câmara de Vereadores, um grupo de estudantes foi pressionar os vereadores a votar contra a proposta. O presidente da Casa, Jean Carlos de Souza Neves (DEM), disse que esta é apenas uma proposta que chegou à Câmara e que está em discussão. “Vamos conversar com o prefeito para ver se possamos encontrar uma solução para isso”, afirmou Jean, lembrando que a Câmara existe para isso, para intermediar as negociações e buscar soluções.