CIDADES

min de leitura - #

‘Prefeitos devem ser ouvidos’, diz Onofre

Da Redação

| Edição de 01 de fevereiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Tornar a voz dos prefeitos mais forte junto aos governos estadual e federal e realizar um amplo levantamento das demandas que os municípios têm em comum, a fim de racionalizar recursos e acelerar a busca de soluções. Essas foram as duas principais diretrizes apresentadas pelo prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre (PSC), ao tomar posse como novo presidente da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar).

A solenidade aconteceu na manhã de ontem no salão de reuniões do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar), em Londrina.
“Nós queremos que os prefeitos sejam ouvidos e respeitados pelo governo, independente de quem seja o seu deputado. E mais: que os prefeitos sejam ouvidos na definição de todas as políticas públicas, inclusive na indicação dos cargos regionais”, afirmou Onofre. Para ele, não é correto que sejam ouvidos apenas os deputados quando da nomeação dos cargos regionais. “Na verdade, são os prefeitos que elegem os deputados. Por isso, os prefeitos precisam, sim, ser ouvidos nesse processo”, acrescentou Sérgio Onofre, sendo apoiado pelos demais prefeitos da Amepar. Onofre também cobrou o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), por não estar comparecendo às reuniões da Amepar. “É uma reunião por mês, não tem justificativa para ele faltar sempre. Nós precisamos de Londrina, mas Londrina também precisa de nós”, disse Onofre.

Imagem ilustrativa da imagem ‘Prefeitos devem ser ouvidos’, diz Onofre


O novo presidente defendeu um levantamento das demandas comuns existentes nos 22 municípios que integram a microrregião para, na sequência, ser formatado um plano de execução envolvendo deputados estaduais, federais e agentes do governo e demais parceiros. “Sabemos que setores como segurança pública, saúde, destinação adequada ao lixo etc trazem problemas comuns aos gestores municipais e suas equipes. Portanto, o desafio é somarmos esforços para, com menos, podermos fazer mais”, destacou Sérgio Onofre. Ele já agendou para o próximo dia 11 uma audiência em Curitiba, quando a nova diretoria da Amepar e demais prefeitos da microrregião vão se apresentar ao governador Ratinho Junior (PSD), bem como apresentar as primeiras demandas regionais.
Onofre também destacou o trabalho realizado por Luiz Nicácio (PSC), prefeito de Centenário do Sul que presidiu a Amepar nos últimos anos. Nicácio agradeceu o reconhecimento dos colegas e mostrou-se confiante na atuação da nova diretoria. “A presença dos prefeitos aqui hoje demonstra o prestígio do Sérgio Onofre e a confiança no trabalho que se inicia. Sempre cobrei que a Amepar precisa se fortalecer e marcar presença junto ao governo. A proximidade do Sérgio com o governador deve ajudar muito nesse sentido”, defendeu Nicácio