COLUNAS

min de leitura - #

Prefeitos preocupados

Editoria de Política

| Edição de 21 de outubro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Prefeitos ligados à Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) participaram anteontem, de uma reunião extraordinária da entidade, realizada em Borrazópolis. A pauta central foi a dificuldade financeira dos municípios, diante das recentes quedas nos valores repassados via Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Com a presença de dezoito dos vinte e seis prefeitos da Amuvi, o encontro foi preparatório para uma reunião convocada para a próxima quinta-feira (25), em Curitiba, pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP). A AMP pretende saber qual a situação das prefeituras neste final de ano em termos de pagamento de 13º salário, salários de dezembro e fornecedores.

Austeridade No encontro de Borrazópolis, prefeitos detalharam os problemas e o quadro que estão enfrentando. Houve consenso sobre a necessidade de adotar de imediato uma postura de maior austeridade. As medidas elencadas foram redução de gastos com pessoal, com transporte, publicidade, diárias, consumo de suprimentos e uso de maquinários.

Pessoal A maior parte dos municípios da Amuvi tem um índice de comprometimento da receita com pessoal superior ao limite prudencial indicado pelo Tribunal de Contas do Estado, que é de no máximo 52%. A situação é mais preocupante em Borrazópolis, Cambira, Grandes Rios, Bom Sucesso, Marumbi e Lidianópolis. 

Manifesto Conforme deliberado em Borrazópolis, após a reunião da AMP, em Curitiba, os prefeitos da Amuvi irão se reunir novamente no dia 26. O objetivo é formatar um manifesto expondo a situação e as medidas de austeridade que deverão ser adotadas. Já existe consenso na manutenção dos serviços essenciais, mas sem abrir mão de um rigoroso controle de gastos.

Ônus O prefeito de Apucarana e presidente da Amuvi, Beto Preto (PSD), se manifestou totalmente solidário aos prefeitos da região. Ele criticou o Governo Federal devido à redução nos repasses do FPM. “A União também tem suas dificuldades, mas não deveria agir desta forma, transferindo o ônus da situação apenas para os municípios”, avaliou o prefeito. 

Prêmios Apucarana aguarda com muita expectativa sua participação em mais dois prêmios de âmbito nacional. Um deles é o Prêmio Jabuti, no qual a Autarquia Municipal de Educação (AME) concorre entre os finalistas, com um projeto de incentivo à literatura nas escolas. O outro é da área de saúde, com um programa de prevenção de cáries. Beto Preto e secretários estão na torcida.
Inauguração Nesta segunda-feira, às 18h30, a Prefeitura de Apucarana e a Autarquia de Educação inauguram mais um prédio escolar, que passou por uma completa reforma. Trata-se da Escola Municipal Presidente Médici, no Jardim Apucarana. Foram investidos R$ 670 mil na melhoria das instalações do prédio, que já tem mais de 40 anos de uso.

Duas sessões A Câmara de Vereadores de Apucarana realiza duas sessões na tarde desta segunda-feira. Uma extraordinária, prevista para as 15h30, e a ordinária que acontece como sempre às 16 horas. Segundo o presidente do Legislativo, vereador Mauro Bertoli (DEM), há um pacote de projetos de lei do Executivo em regime de urgência, além de requerimentos apresentados pelos vereadores.

Cambira O município de Cambira está em festa neste final de semana em função dos 57 anos de sua emancipação política, comemorados nesta segunda-feira. O prefeito Emerson Toledo (PROS) avalia que, apesar das dificuldades financeiras, a administração municipal tem conseguido muitas obras e projetos que atendem à população. 

Banidos O aplicativo de mensagens WhatsApp anunciou ter banido mais de 100 mil usuários no Brasil nesta semana para conter desinformação, spam e notícias falsas. A iniciativa da empresa ocorre após reportagem publicada pela Folha de S.Paulo na última quinta-feira mostrar que empresas bancaram uma campanha de mensagens anti-PT com pacotes de disparos em massa.

Suspensa O senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), filho do deputado federal e presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), teve a conta suspensa. Segundo o WhatsApp, Flávio foi impedido de usar o mensageiro porque estava disseminando spam, isto é, mensagens não solicitadas. Apesar disso, ele já recuperou o número.

Vapt Vupt

Eleitores aguardam com expectativa o desenrolar da campanha eleitoral nesta semana.          
Novas pesquisas eleitorais sobre os presidenciáveis estão previstas para o decorrer da semana.
Nos últimos dias, o clima eleitoral esquentou entre os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT).    
Padres de Apucarana e região têm pedido aos fiéis para rezar no sentido de fazer uma boa escolha nas urnas.