CIDADES

min de leitura - #

Prefeitura adquire computadores para saúde

Da redação

| Edição de 11 de outubro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) está recebendo 100 computadores completos, adquiridos com recursos próprios do município, num montante aproximado de R$ 250 mil. A aquisição representa mais um passo no processo de implantação do prontuário eletrônico em toda estrutura de saúde pública do município.
Com a mesma finalidade, outros 50 computadores, 17 impressoras a laser e 7 impressoras multifuncionais estão com recursos garantidos, no montante de R$ 250 mil, através de emenda parlamentar do senador Roberto Requião. “Estamos apenas aguardando liberação da verba pelo Ministério da Saúde”, informa o vice-presidente da AMS, Emídio Bachiega.
O superintendente do Departamento de Atenção Básica da AMS, Marcelo Viana de Castro, informa que o processo de informatização da saúde pública do município está em fase final de implantação. 
Já foi concluída, segundo Viana, a instalação de antena para conexão à rede de internet em 40 pontos na estrutura de atendimento da AMS, incluindo as 28 Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Escola da Gestante, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Centro Infantil, CTA – NATA, Centro de Especialidades de Apucarana (Cema), Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Estratégia Saúde da Família (ESF), Vigilância Sanitária, CAPS AD e o CAPS IJ.
O processo de implantação do prontuário eletrônico em todos os setores de atendimento da população da AMS já havia sido iniciado, mas faltavam mais equipamentos. 
Até o momento, apenas o UPA, a Escola da Gestante, o Centro Infantil e seis UBS já vinham utilizando esse sistema eletrônico de armazenar os dados dos pacientes.
A partir da chegada da maioria dos equipamentos será possível agilizar esse processo de implantação do prontuário eletrônico. A previsão de dotar toda rede com o serviço é estimada em três meses. Para conectar a estrutura pública de saúde à rede de internet foi instalada uma antena central de distribuição do sinal, no terraço de um dos prédios mais altos da cidade.