CIDADES

min de leitura - #

Prefeitura conclui obras no Interlagos

Da redação

| Edição de 25 de maio de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


A Secretaria de Obras da Prefeitura de Apucarana concluiu recentemente um problema viário causado por um rompimento de tubulação pluvial no cruzamento entre as ruas Abrahão Caucabane e Marilza Keiko Rolim de Oliveira, no Jardim Interlagos. A partir do rompimento, um grande buraco surgiu em meio ao asfalto causando transtornos aos moradores, que organizaram protestos na Câmara para cobrar agilidade do município da solução do problema.
“O prefeito Beto Preto solicitou empenho total nesta questão e isso foi resolvido, agora estamos trabalhando na implantação de galeriais pluviais em outras vias, para evitar o alagamento de algumas casas”, informa Herivelto Moreno, secretário Municipal de Obras.
O prefeito Beto Preto lembra que logo que assumiu a prefeitura, em 2013, um dos primeiros compromissos colocados em prática foi a continuidade das obras de reconstrução asfáltica. Feito originalmente pela loteadora, o pavimento durou por pouco tempo, ficando o ônus para a Prefeitura de Apucarana. Ele frisa que o problema da malha viária no Interlagos vinha sendo empurrado pelas outras gestões. “Além de não ter interpelado administrativa ou judicialmente a loteadora a arcar com a recuperação, a administração que me antecedeu fez “barulho” no período eleitoral e depois paralisou tudo. Com a devida seriedade, garantimos a aplicação dos recursos federais na reconstrução do pavimento de todas as ruas, injetando também recursos próprios”, lembrou Beto Preto. Ele salienta que entre todas as etapas foram recuperados 42,4 mil metros quadrados de pavimento e investidos cerca de R$2 milhões entre recursos do Ministério das Cidades e contrapartida municipal.
O Jardim Interlagos, ponderou o prefeito Beto Preto, está entre os bairros que mais cresceram demograficamente na região nos últimos anos. “Com isso é natural a necessidade de um posto de saúde, escola e centro de educação infantil (creche). Temos isto como prioridade, contudo, são obras que demandam recursos que estamos buscando junto a outras esferas governamentais. Os moradores podem ter a certeza de que estamos imbuídos de dotar o bairro de todos os equipamentos públicos que os outros gestores não realizaram”, disse Beto Preto.
Ele salientou que até que a sede própria seja viabilizada, uma UBS já funciona no bairro em imóvel alugado.
A recuperação da canalização do Córrego Araranguá também recebeu atenção da prefeitura. A benfeitoria foi necessária depois que o canal de pedras que existia no local foi parcialmente destruído devido ao prolongado período de chuvas. Além da canalização e um novo bueiro, a obra envolveu reconstituição do asfalto em área de cerca de 1.200 metros quadrados.


Principal rua do bairro será duplicada
O prefeito Beto Preto destaca que a prefeitura tem planos para o bairro. “Também estabelecemos diretrizes para novos loteamentos na região, garantindo o projeto para a futura duplicação da Rua Cristiano Kussmaul, no trecho que vai da Rua Kishitaro Kayukawa (Jardim Europa) até o Contorno Sul”, lembra ele. “Já decretamos a desapropriação de uma faixa extra de 30 metros de largura paralela à Rua Cristiano Kussmaul, para o futuro alargamento da via”, acrescenta o prefeito.
A prefeitura também já tem reservada uma área institucional de 9,5 mil metros quadrados, que será utilizada para a edificação de sedes próprias para uma escola municipal, um posto de saúde e um centro municipal de Educação Infantil (CMEI), anuncia Beto Preto, avaliando que “nos últimos quatro anos o Jardim Interlagos obteve as maiores conquistas desde sua criação”.
A área para construção dos prédios públicos foi oficializada em lei municipal. Em 2014, a Família Casarin antecipou doação de área institucional de 9.500 metros quadrados, referente a um futuro loteamento que será implantado defronte ao Jardim Interlagos. A área está situada no prolongamento da Rua Antônio Fernandes Porteiro, a cerca de 200 metros da Rua Cristiano Kussmaul. “Os projetos para a construção da escola e da unidade de saúde já estão prontos. São edificações padrões do município e por isto dependem apenas de adaptações de acordo com as características do terreno”, explicou Herivelto Moreno.