CIDADES

min de leitura - #

Prefeitura de Ivaiporã vai revitalizar orquidário

DA REDAÇÃO

| Edição de 27 de janeiro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Ivaiporã analisa a melhor forma de revitalizar o orquidário do Parque Ambiental Jardim Botânico. O espaço, implantado dentro de um projeto de educação ambiental formatado junto com a reforma do parque, não está sendo usado para abrigar flores e acabou virando um depósito de lixo eletrônico e entulho.

A diretora do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Denise Kusminski, chefe de Serviços Urbano, Flávio Maciel, e a presidente da Câmara de Vereadores, Gertrudes Bernardy, visitaram o orquidário, onde conversaram com o presidente Associação dos Orquidicultores e Floricultores de Jardim Alegre (Assoflor), Carlos Alberto Azevedo, sobre as adaptações que precisam ser feitas para cultivar orquídeas. 
“Com a revitalização, a população poderá visitar mais o Parque Ambiental Jardim Botânico e frequentar o orquidário”, comentou Denise Kusminski.
Após observar o orquidário, Carlos Alberto Azevedo afirmou que permite adaptações para cultivar, armazenar e observar diversos tipos de orquídeas. “Algumas orquídeas exigem mais luminosidade e podem permanecer próximas à parede, enquanto outros tipos devem ficar na área central do orquidário, suspensos ou no piso”, explicou o presidente da Assoflor. 
Para manter a característica da construção, Carlos Alberto Azevedo sugeriu a instalação de telhas de fibras para permitir mais luminosidade. “O Parque Ambiental Jardim Botânico é muito bonito e pode atrair mais visitantes com o orquidário”, opinou. 
Segundo o prefeito Carlos Gil o orquidário funcionará de forma permanente com orquídeas e flores.