CIDADES

min de leitura - #

Prefeitura entrega 8 km de asfalto

Da Redação

| Edição de 24 de fevereiro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com investimento na ordem de R$ 6,3 milhões, a Prefeitura de Apucarana está concluindo esta semana um pacote de obras de drenagem e pavimentação asfáltica viabilizado dentro PAC 2 que beneficia o Loteamento Santos Dumont e jardins Aviação e Marissol II, na zona leste. 

Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura entrega 8 km de asfalto

Ao todo, foram pavimentadas 42 ruas, totalizando 55 mil metros quadrados ou o mesmo que oito quilômetros lineares, com padrão de alta qualidade em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). O prefeito Beto Preto destaca que os serviços estão sendo finalizados no Jardim Aviação. “Os outros dois bairros foram concluídos antes e, nesta semana, a empreiteira contratada executa no “Aviação” os últimos metros de pavimentação, concluindo este benefício social que é o asfalto e literalmente soterrando anos de luta para estes moradores, que tiveram que conviver com ruas de chão”, destacou o prefeito.
Além da drenagem e asfalto, os trechos atendidos recebem calçada e sinalização viária. “A sinalização será concluída até março”, disse o prefeito.
Grande parte dos moradores beneficiados esperou pelo asfalto durante 20 anos. “Aqui era uma buraqueira sem tamanho. Quando chovia então, descia muita água pelas ruas laterais e empoçava tudo aqui na frente da minha casa. Agora estou olhando aqui, ficou uma maravilha”, disse Gilson José Martinez, morador da rua Eliezer Botelho Manhas, no Jardim Aviação.
Morador da rua Salvador Usso, também no Jardim Aviação, José Cândido Filho, disse que o asfalto ficou tão bem feito que agora teme a alta velocidade dos veículos. “Está muito bom. Apoiamos o prefeito e não nos arrependemos. Ele veio aqui, disse que ia fazer e fez a obra, mas agora a gente fica pensando nos veículos que, com este asfalto aqui vão certamente descer mais rápido”, avaliou, sugerindo que a equipe de engenharia da prefeitura estude a instalação de um redutor de velocidade. “Mas está tudo ótimo, até calçada fizeram”, elogiou José, que também tem um comércio no bairro.
O secretário Municipal de Obras, Herivelto Moreno, destaca que os recursos oriundos do convênio com o Ministério das Cidades foram tão bem investidps, que houve uma sobra. Os recursos foram carreados para a primeira etapa de recuperação do pavimento asfáltico da Avenida Aviação. O serviço já foi realizado. Ao todo, a melhoria abrangeu 1.200 metros lineares, compreendendo o trecho que vai da Rua Eurico Gaspar Dutra (perto da Padaria Leal) até a Rua José Maria Pinto (proximidades do Colégio Sesi). O investimento foi de R$ 328 mil. “Em uma segunda etapa, o recapeamento será estendido a toda extensão da Avenida Aviação”, concluiu o secretário.