CIDADES

min de leitura - #

Prefeitura investiga atropelamento de capivaras

DA REDAÇÃO

| Edição de 07 de outubro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Um vídeo registrando um atropelamento de uma manada de capivaras que estava na barragem do Lago Jaboti, em Apucarana, viralizou nas redes sociais e causou indignação entre internautas e frequentadores do parque. 

As imagens foram postadas nas redes sociais de Tom Barros, Superintendente da Secretaria de Esportes do município, que fez o registro na noite de anteontem.  Ele filmava os animais - que são bastante dóceis - quando um veículo passou em alta velocidade atingindo o grupo. Um dos animais morreu.
A Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e da Guarda Civil Municipal,  afirmou ontem que está monitorando e adotando providências no caso de atropelamento. Além da morte de um animal ao menos mais duas capivaras ficaram feridas. 
O prefeito Junior da Femac informou na noite de ontem que, por meio da câmera instalada junto ao painel “Eu Amo Apucarana”, foi identificado o veículo que atropelou os animais. De acordo com ele, a GCM informou que se trata de um Tiggo 5X.
“É inadmissível o que ocorreu que foi filmado por um servidor da prefeitura, que chegou a gritar com o motorista”, comentou o prefeito Junior da Femac, lembrando que os animais são dóceis e tem no Jaboti o seu habitat.
O prefeito também lembrou que a velocidade máxima permitida no parque é de 40 km por hora e que além das lombadas, existem placas de sinalização em vários pontos alertando sobre a presença dos animais. O atropelamento inclusive aconteceu poucos metros depois de uma travessia elevada. “O caso estás sendo apurado com rigor, por que não dá para aceitar este tipo de conduta”, concluiu.
Ontem à noite, GCM  esteve no Lago Jaboti, no horário que os animais costumam cruzar a pista para monitorar o parque.