CIDADES

min de leitura - #

PREFEITURAS AINDA DISCUTEM MODELO CASOS EM UM DIA

DA REDAÇÃO

| Edição de 27 de janeiro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Nas redes municipais, que ofertam ensino infantil e o primeiro ciclo do ensino fundamental, boa parte das prefeituras da região ainda não decidiu se vai adotar o sistema.

Em Arapongas, o ano letivo deve começar em 22 de fevereiro. “As aulas voltam dia 22, mas não sabemos ainda se será no modelo  híbrido ou remoto, estamos para resolver em reuniões que vão acontecer durante esta semana”, comenta o secretário de Educação Luiz Roberto dos Santos, o professor Peta. Ele afirma que a rede está se preparando. “Eu gostaria que as aulas recomeçassem em março de uma forma mais segura. Acredito que seria mais viável, mas de qualquer forma estamos nos preparando para os dois estilos de ensino remoto e híbrido”, diz. 
Em Apucarana, a Autarquia Municipal de Educação (AME) também decidiu apenas o início do ano letivo, 18 de fevereiro, data do início das aulas da rede estadual. O modelo, entretanto, ainda deve ser discutido.
Em Ivaiporã, a diretora do Departamento Municipal de Educação, Roseli de Carvalho Oliveira confirmou que as aulas da rede municipal retornam no dia 9. Segundo ela, inicialmente o retorno ocorre apenas de forma online.
“Será um retorno online, no mesmo estilo do ano anterior, mas já temos um plano de contingência para a retomada para as aulas presenciais escalonadas, seguindo as indicações da Secretaria Estadual de Educação”, disse Roseli. 
O plano de contingência passará por um comitê formado por profissionais da educação, assistência social, saúde, dentre outros. Roseli relatou que existem ainda muitas melhorias e adaptações que devem ser feitas nas escolas antes do retorno das aulas presenciais. “Não queremos iniciar um ano letivo presencial de qualquer maneira e acontecer o pior. Vamos fazer algo consciente, bem trabalhado, sem riscos”, completou.