CIDADES

min de leitura - #

Prefeituras definem calendário de matrículas

Da Redação

| Edição de 25 de novembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

As prefeituras dos municípios da região estão definindo prazos e datas para o próximo ano letivo da rede municipal. Em Apucarana, Arapongas e Ivaiporã, o processo de rematrículas já foi iniciado.
Em Arapongas, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) já aprovou o calendário escolar 2021. Conforme o secretário Luiz Roberto dos Santos, pela primeira vez nos últimos quatro anos, o calendário será unificado para as escolas municipais e CMEI’s. “Devido ao ano atípico que tivemos na educação, por conta da pandemia da Covid-19, realizamos alguns ajustes para 2021, mantendo o mesmo calendário”, disse. O próximo ano letivo terá 204 dias letivos, com início das aulas em 10 de fevereiro e término em 17 de dezembro. O cronograma apresenta férias escolares do dia 02 a 31 de janeiro. O processo de matrículas também já foi aberto (ver infográfico).
A Autarquia Municipal de Educação (AME) de Apucarana informa que até o dia 4 de dezembro, as secretarias escolares devem realizar a renovação das matrículas dos alunos que já frequentam as unidades de ensino. “Para evitar aglomerações, nossos servidores foram orientados a preparar todos os documentos e entrar em contato com os responsáveis pelas crianças, marcando a data e o horário em que eles devem comparecer à instituição”, disse a secretária municipal de educação, Marli Fernandes.
O período de 7 a 11 de dezembro será destinado à matrícula dos alunos que estão deixando os CMEIs para ingressarem nas turmas de Pré I das escolas municipais. “Neste caso, os pais ou responsáveis pelas crianças devem seguir as orientações que constam na carta-matrícula”, acrescentou a secretária. Já as matrículas de alunos que se de outras redes as transferências de estudantes entre escolas municipais serão feitas entre 14 a 18 de dezembro.
Em Ivaiporã, as rematrículas para os estudantes que estão regularmente matriculados na Rede municipal de ensino acontecem desde o início de novembro. A partir de 07 de dezembro serão aberta as matrículas para os estudantes que não estão matriculados na educação infantil e alunos estudantes de todas as Séries/Ano, Modalidade de Ensino, egressos e provenientes de outras redes de ensino. Para o ano letivo de 2.021 a expectativa é que 3 mil estudantes sejam matriculados.