OPINIÃO

min de leitura - #

Preparação para a Prova 28 de Janeiro

Por Ítalo Quenni Araujo de Vasconcelos, mestrando em Fisiologia do Exercício UEL/UEM

| Edição de 18 de janeiro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


É com muita satisfação que redijo esse texto com a finalidade de fornecer algumas informações para os corredores de Apucarana e região que participarão da 55ª Prova Pedestre 28 de Janeiro. Todos os anos a partir do mês de dezembro já se pode observar atletas amadores e de elite se preparando no percurso oficial da prova com largada e chegada na praça Rui Barbosa em Apucarana, alguns praticando 5 km pelas ruas do centro e bairros da cidade (1 volta) e outros percorrendo os 10 km (2 voltas). Todavia, não somente isto basta para uma eficaz preparação física, principalmente tratando-se de uma forma segura e com qualidade de praticar a corrida de rua sem o risco de lesões articulares e musculares. As lesões mais comuns que podem ocorrer são: dores sob a patela dos joelhos, tornozelos, canelite, articulação do quadril e dores nas solas dos pés promovidos pelo excesso de impacto com as passadas no asfalto, distensão ou estiramento muscular promovido pela pouca resistência e força muscular, e encurtamento muscular pela falta de alongamento antes e após os treinos.

Quanto ao ganho de rendimento, ou seja, fazer o percurso em um menor tempo o possível superando a cada dia sua própria marca registrada nos treinos anteriores, isto se dá com uma condição atlética saudável, observada por uma boa técnica de corrida associada a uma adequada preparação física. A literatura científica mostra aos treinadores que no início do processo de preparação para a corrida de rua em torno de 70% dos treinos da semana se dão ao fortalecimento dos grupos musculares responsáveis pelos movimentos da corrida, ou seja, região anterior e posterior das coxas, panturrilhas, flexor plantar dos pés, flexor de quadril, região lombar e abdominal. Os outros 30% dos treinos da semana se referem ao condicionamento cardiopulmonar, que equivale ao aumento da resistência da função cardíaca e pulmonar a ser adquirida para completar o percurso.

Na medida em que os dias vão passando e os treinos acontecendo as taxas percentuais vão se igualando (50%-50%), e já próximo à prova é dado maior ênfase aos treinos específicos de técnicas de corrida e resistência cardiopulmonar, pois a musculatura nesse momento já estará em nível mais acentuado, chegando a ser em torno de 40% treinamento de resistência e força muscular e 60% de treinamento de resistência aeróbia voltado especificamente para o percurso.
Que essas dicas de treino para prevenção de lesões e ganho de rendimento na corrida de rua possam valer para a tão esperada 55ª prova 28 de janeiro e também para as demais provas do decorrer do ano. Boa corrida a todos!