OPINIÃO

min de leitura - #

Pressa na reativação do estacionamento rotativo

Da Redação

| Edição de 10 de janeiro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Apucarana precisa agilizar o processo para retomada do estacionamento rotativo na área central da cidade. O serviço foi suspenso no final do ano passado, quando terminou o contrato com a empresa Explora Parking. A administração anunciou a municipalização do sistema, mas ainda não realizou o concurso público para contratação de agentes de trânsito. Com isso, a reativação da chamada “Zona Azul” não deve sair antes de março. 

Com isso, a situação do trânsito na área central da cidade se complicou nos primeiros dias de janeiro. Sem a rotatividade das vagas, os motoristas estão tendo muitas dificuldades para estacionar no anel central de Apucarana. Isso porque muitos lojistas, funcionários do comércio e também clientes passaram a deixar seus carros nas vagas por um período muito acima do permitido com a fiscalização. Em alguns casos, os veículos ficam nas vagas durante todo dia. É algo que prejudica diretamente a rotatividade de carros no centro e, consequentemente, o próprio comércio. Afinal, muitos clientes acabam desistindo de parar na área central da cidade. 

É indiscutível que a municipalização é uma medida correta em Apucarana. Há experiências em outros municípios que mostram a viabilidade das prefeituras administrarem o estacionamento rotativo. Em Apucarana, a propósito, houve problemas nas duas oportunidades em que o sistema foi terceirizado. Inicialmente, a Lapaza instituiu os parquímetros e, na sequência, a Explora implantou os cartões. Os dois exemplos foram alvos de críticas, embora a Explora tenha obtido um resultado mais razoável e seu formato de trabalho deve ser mantido pela administração. 

Com a municipalização, a Prefeitura pretende contratar, por meio de concurso público, doze agentes para realizar o trabalho. O número pode ser alterado conforme a necessidade do município. São cerca de mil vagas de estacionamento regulamentadas. A fiscalização será mais rigorosa com o sistema gerido pela prefeitura, porque esses agentes terão poder para multar os motoristas em situação irregular. 

É claro que o ideal é que a transição da Explora para o município tivesse ocorrido imediatamente. Como isso não foi possível, restar cobrar da Prefeitura maior agilidade na realização do concurso público e também na estruturação desse novo serviço municipal. 

Apucarana não pode ficar mais longos períodos sem o estacionamento rotativo, ainda mais com o aumento de veículos emplacados na cidade e o grande fluxo no trânsito do anel central. A municipalização tem tudo para representar um grande avanço no sistema. Esta é a expectativa de todos os apucaranenses.