COLUNAS

min de leitura - #

Primeira queda do ano

Editoria de Política

| Edição de 07 de fevereiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Prefeituras recebem hoje o primeiro repasse de fevereiro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). E o montante chega com a primeira queda desde o início do ano, registrando uma baixa de 2,37% em relação a igual período do ano passado sem contar a inflação. Se somar a inflação, a queda é ainda maior, ou seja, da ordem de 5,32%. Com relação ao acumulado do ano, verifica-se no entanto que o valor total do FPM vem apresentando um crescimento positivo. De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o total repassado aos municípios no período de janeiro até a primeira parcela de fevereiro de 2019 apresenta crescimento de 9,81% em termos nominais (sem considerar os efeitos da inflação) em relação ao mesmo período de 2018.

Visita O prefeito em exercício de Apucarana, Junior da Femac (PDT), recebeu nesta semana uma visita de cortesia de Marcos Fábio da Silva Lautenschlager, filho do ex-prefeito do Município, Alvaro Anibal Lautenschlager (in memorian). A sua mãe Antonieta Lautenschlager, também já falecida, foi homenageada se tornando nome de escola municipal do Jardim das Flores.

Reinauguração Junior da Femac oficializou convite para que Marcos Fábio retorne a Apucarana em breve, para a reinauguração da Escola Municipal Antonieta Lautenschlager, que está sendo reformada e ampliada. O filho do ex-prefeito está residindo em Londrina, mas tem vontade de voltar a morar em Apucarana.

Plano Diretor A atualização do Plano Diretor de Apucarana estará em pauta hoje, na Prefeitura. O prefeito Junior da Femac irá tratar do tema com técnicos do setor e com membros do Instituto de Desenvolvimento, Planejamento e Pesquisa de Apucarana (Idepplan). “Essa é uma agenda relevante, porque o Plano Diretor serve de balizamento para novos empreendimentos”, diz Junior da Femac.

Líder do PSB O bancada do PSB confirmou o deputado Tiago Amaral como líder do partido na Assembleia Legislativa do Paraná. O PSB elegeu cinco deputados no pleito de 2018 e tem a terceira maior bancada da Casa. Além de Tiago Amaral e Artagão Júnior, que será o vice-líder, a bancada reúne Luiz Cláudio Romanelli, Alexandre Curi e Jonas Guimarães.

Bloco inusitado Na disputa por cargos e poder político na Assembleia Legislativa do Paraná, surgiu um bloco partidário inusitado. O MDB, do senador Roberto Requião, se juntou ao DEM, do deputado Nelson Justus. O bloco, com apoio de suas bancadas, é formado pelos deputados Anibelli Neto (MDB), Requião Filho (MDB), Nelson Justus (DEM) e Plauto Miró Guimarães (DEM). 
Liderança O líder do bloco MDB-DEM na Assembleia será Anibelli Neto e o vice-líder Nelson Justus. O deputado Nelson Justus deve disputar o comando da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Casa, com o recém-empossado deputado Fernando Francischini (PSL). Eleição na CCJ está marcada para a próxima terça-feira.

Roman assume O suplente de deputado federal Evandro Roman (PSD) assumiu na terça-feira à tarde a vaga deixada na Câmara pelo deputado eleito Ney Leprevost (PSD), nomeado secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho no governo de Ratinho Junior. Este é o segundo mandato de Roman, que obteve 67,9 mil votos nas eleições do ano passado.

Hostilizado Candidato à Presidência da República derrotado nas eleições de 2018, Ciro Gomes (PDT) foi hostilizado e criticou apoiadores do ex-presidente Lula (PT) ontem. Ele discursava para estudantes na Bienal da UNE (União Nacional dos Estudantes) em Salvador e criticou parcela dos jovens por defender políticos envolvidos em corrupção.

Vaias Após ser vaiado e chamado de corrupto por uma parcela do público, Ciro Gomes se exaltou e rebateu os manifestantes. “Eu não sou corrupto, não. Eu estou solto, 38 anos de vida pública, nunca respondi por nenhum malfeito. Eu sou limpo. Eu sou limpo. Engole essa, engole essa”, disse. Na sequência, repetiu por três vezes: “O Lula está preso, babaca”, disse, criticando apoiadores do ex-presidente Lula.

Transmissão A secretária interina de Educação de Arapongas, Regina Demele, esteve reunida ontem com o ex-titular da pasta, Paulo Valério. O encontro foi para tratar dos últimos detalhes de transmissão do cargo. Enquanto esteve à frente da Secretaria, Paulo Valério diz que fez o que deveria ter sido feito, dentro de suas possibilidades e agradeceu o apoio de toda a equipe.

Vapt Vupt

Algumas lideranças políticas do Vale do Ivaí foram se encontrar com Ratinho Junior, ontem, em Cascavel.
Essas lideranças políticas, que são produtores rurais, acompanharam comitivas que foram prestigiar o Show Rural.            
Alguns prefeitos da região têm visitado o Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) nos últimos dias.              
Prefeitos estão fazendo consultas ao TCE-PR sobre prestações de contas que já devem ser enviadas ao órgão.