POLÍTICA

min de leitura - #

Prioridades

Da Redação

| Edição de 18 de março de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Ao anunciar o pacote de medidas preventivas, que visam conter a propagação do coronavírus no município, o prefeito Junior da Femac frisou que os públicos prioritários para proteção são as crianças e os idosos. “Estamos adotando todas as providências em consonância com o Governo do Estado e o Governo Federal, reforçando para toda a população a importância dos cuidados com a higienização constante das mãos e a necessidade de evitar ambientes com aglomeração de pessoas”, explicou Junior. As aulas serão suspensas nas escolas e CMEIs a partir de segunda-feira, dia 23, e todas as atividades da terceira idade também serão paralisadas de imediato. 

Temor I A grande preocupação para Apucarana e região é a relativa proximidade com o estado vizinho de São Paulo, que registra o maior número de casos confirmados no país e a primeira morte. Inclusive este temor tem sido o principal assunto nos gabinetes das prefeituras de toda a região. Não à toa, várias administrações estão tomando duras medidas para evitar que o vírus se propague.

Temor II O próprio prefeito de Apucarana, Junior da Femac, deixou bem claro que há um grande receio por parte da administração municipal neste sentido. Ele também comentou que o clima em Apucarana é mais frio, e isso pode aumentar o risco do coronavírus, principalmente para os idosos e portadores de doenças crônicas.

Fecha tudo Além de Apucarana, várias prefeituras da região estão tomando medidas duras para reduzir a circulação e o contato de pessoas e, assim, restringir a propagação do coronavírus. Ontem foi a vez de Faxinal, onde o prefeito Gallo não escondeu sua preocupação com relação à doença. 

União dos prefeitos Gallo, que também é presidente da Amuvi, fez um apelo ontem aos prefeitos dos 26 municípios que compõem a associação, para que sigam as recomendações da Secretaria de Saúde do Paraná. Mais do que nunca, ele pediu união entre os prefeitos, já que o combate eficiente só acontece se todas as cidades adotarem as medidas necessárias.

Álcool gel Nunca se viu tantos frascos contendo álcool em gel espalhados pelas prefeituras e câmaras municipais da região, mesmo com vários prefeitos restringindo o acesso e a circulação das pessoas nas dependências dos órgãos públicos. O fato é que os prefeitos e vereadores, principalmente das cidades menores, buscam ter contato com o povo de maneira mais direta. Não são poucos os que se mostram receosos.

Presidente diferente A Câmara de Arapongas teve sua sessão ordinária, realizada na última segunda-feira (16), presidida pelo vereador Miguel Messias (SD). Isto porque o presidente da Casa, Osvaldo Alves dos Santos (PSC), não participou da sessão por conta de um problema médico, devidamente justificado em plenário. 

Bombeiros civis I Houve polêmica durante a votação do projeto que instituiu a obrigatoriedade de contratação de bombeiro civil por empresas de Arapongas quando o autor do projeto, o vereador Fernando Henrique Oliveira (PSDB), sugeriu ao colega Agnelson Galassi (PHS) que ele se declarasse impedido de votar a matéria.

Bombeiros civis II O impedimento, segundo Fernando, seria porque o colega possui um estabelecimento comercial que seria afetado pela lei. Agnelson se mostrou contrariado com o pedido do autor do projeto e, num primeiro momento, solicitou o suporte da Assessoria Jurídica da Casa, mas depois dispensou-a e se manteve apto para votar.

Honrarias O vereador de Apucarana, Lucas Leugi, protocolou na tarde de ontem um Projeto de Lei que proíbe a proposição de honrarias seis meses antes das eleições municipais. Leugi explicou que verificou-se um crescente número de honrarias nos primeiros meses de 2020. “Num tempo em que a população mundial está preocupada com a disseminação de um vírus, e no Brasil ainda tem o agravante da dengue, é inadmissível que em ano eleitoral proposituras de honrarias sejam constantes”, disse.