OPINIÃO

min de leitura - #

Problema envolvendo os Correios precisa de solução

Da Redação

| Edição de 15 de fevereiro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A demora na entrega de correspondências é um problema que tira do sério muitos apucaranenses. Por conta disso, o Centro de Distribuição Domiciliar (CDD) dos Correios recebe um grande volume de pessoas diariamente. São moradores que, cansados de esperar, decidem buscar pessoalmente suas cartas e encomendas. É uma situação inaceitável, que mostra que algo está errado na prestação do serviço no município. 

A Tribuna trouxe matéria ontem sobre o assunto. A população está descontente e cobra providências. Esse problema é antigo na cidade e tem como causa uma série de deficiências, como a numeração repetida e fora de ordem em vários bairros da cidade, além das falhas crônicas dos Correios, que refletem problemas de gestão e corrupção que assolam essa empresa pública há anos, principalmente nos governos mais recentes. 
É preciso buscar soluções. É inaceitável que os moradores precisem ir até o CDD em busca de correspondências. Além das contas, há também a entrega de documentos. Muitas pessoas simplesmente não recebem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) após renovação no Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). Isso gera um transtorno imenso na rotina diária, tanto doméstica quanto profissional. Contas e documentos deveriam ser entregues dentro do prazo. Isso gera prejuízos imensos para a população e os Correios não podem descumprir com sua obrigação nesse sentido. 
O responsável pelo CDD de Apucarana disse à Tribuna que a empresa está conseguindo escoar, dentro do prazo, a maioria das correspondências, mas admite que há problemas. 
Uma das reclamações dos Correios é a questão da numeração. É de fato um problema histórico em Apucarana e que motivou, inclusive, uma ação civil pública protocolada pelo Ministério Público Federal (MPF). Após um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre MPF e a Prefeitura em 2016, um levantamento foi feito apontando que 30% da numeração da cidade deveria ser trocada. São mais de 13 mil edificações com numeração duplicada ou em desacordo com a sequência numérica. Um projeto de lei para solucionar a questão foi aprovado pela Câmara dos Vereadores e sancionado em outubro de 2017. Agora, a Prefeitura promete licitar a compra das placas até março e então divulgar um cronograma de instalação. 
Enfim, é preciso buscar uma solução definitiva para esse atraso na entrega de correspondências. Além de solucionar a numeração, os Correios também precisam resolver seus problemas internos, aumentando o número de trabalhadores e também acertando sua logística para que isso não ocorra mais em Apucarana