COLUNAS

min de leitura - #

Processo online

Editoria de Política

| Edição de 19 de julho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Os secretários municipais da Fazenda, Marcello Machado, e de Gestão Pública, Nicolai Cernescu Júnior, enalteceram ontem a qualidade do trabalho desenvolvido pelos servidores que integram a equipe de licitação da Prefeitura de Apucarana. “São funcionários de carreira que estão sempre se atualizando para acompanhar a evolução e inovações da área”, destacou Machado. Ele acrescentou que, além de toda a transparência nos processos - inclusive com acompanhamento do Observatório Social -, a partir de agora todos os pregões serão mostrados ao vivo, em tempo real, via You Tube, pelo canal “Licitação Apucarana”. Segundo o secretário, desde o mês de março, quando a Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei, propondo a transmissão on line de licitações, o prefeito Beto Preto (PSD) já vinha discutindo no âmbito da Fazenda e da Gestão Pública a implantação das transmissões ao vivo dos pregões da Prefeitura de Apucarana.

Metrópole Apucarana sedia hoje, a partir das 19 horas, a primeira “oficina de engajamento do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável da Metrópole Paraná Norte”. O projeto de iniciativa do Estado irá definir ações estratégicas para organização, desenvolvimento sustentável e consolidação de uma ampla região composta por Londrina, Apucarana e Maringá.

Eleição No evento de hoje, no auditório do CREA-PR, regional de Apucarana, serão eleitos representantes da sociedade civil que irão compor uma equipe de acompanhamento de todas as etapas do plano. Foram convidados a participar lideranças de segmentos organizados, empresários e profissionais liberais. O encontro é aberto a todos interessados. 

Randas na lista I O médico Randas José Vilela Batista, responsável pela Fundação do Coração Vilela Batista, também está na lista de contas irregulares apresentada pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) ao Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Doutor Randas é gestor do polêmico e desativado Hospital do Coração de Apucarana.

Randas na lista II Doutor Randas está na lista do TCE-PR não por problemas em Apucarana. Na verdade, o órgão julgou irregular a prestação de contas de transferência voluntária recebida pela Fundação do Coração Vilela Batista do Município de Foz do Iguaçu em 2007, no valor de R$ 4,8 milhões. A fundação executava serviços no Hospital Municipal.

Mais lembrado Pesquisa feita em Apucarana por uma agência de comunicação da região apontou o vereador José Airton Deco de Araújo (PR) como o  mais lembrado da Câmara Municipal, num índice de 70%. A pesquisa apura as marcas mais lembradas da cidade nas mais diferentes áreas. Para Deco, isto significa um reconhecimento da população ao seu trabalho.
Gleisi vem aí A senadora Gleisi Hoffmann, presidente estadual do PT e agora pré-candidata a deputada federal, estará em Apucarana no próximo dia 23 para uma reunião com prefeitos, militantes do partido e demais lideranças políticas do Vale. O encontro será às 19 horas, no salão do Colégio Glorinha. Gleisi fará uma prestação de contas do seu mandato de senadora.

Em Borrazópolis O deputado estadual Evandro Júnior (PSDB) esteve em Borrazópolis no início desta semana. O parlamentar se reuniu com o prefeito Adilson Lucchetti (PSB), o Didi, seu vice Joel Gralak (PSDB), vereadores, secretários municipais e outras lideranças. Ele apresentou um balanço do seu trabalho feito junto ao governo do Estado em favor do município.

Vídeo ofensivo I A juíza Danielle Maria Busato Sachet, da 2° Vara Cível de Curitiba, determinou a retirada de vídeo veiculado no Facebook do deputado Missionário Ricardo Arruda (PSL) contendo afirmações consideradas ofensivas ao deputado Péricles de Holleben Mello (PT). Arruda deve retirar o vídeo no prazo de 48 horas, sob pena de multa diária de R$ 1 mil.

Vídeo ofensivo II O material contido no vídeo, considerado calunioso, fala sobre uma decisão do Tribunal de Contas do Estado do Paraná que já foi reformada em recurso, reconhecendo a conduta correta do deputado Péricles de Mello à época em que ele foi prefeito de Ponta Grossa.

General fora O Partido Republicano Progressista (PRP) rejeitou ontem a aliança com o Partido Social Liberal (PSL) para lançar o general Augusto Heleno como vice de Jair Bolsonaro na candidatura à Presidência da República. O PRP afirmou que o general será candidato ao Senado pelo Distrito Federal. Bolsonaro negocia agora com a advogada Janaína Paschoal (PSL). 

Vapt Vupt

Prefeitos estão na expectativa do resultado das convenções partidárias que começam neste final de semana.       
A expectativa é sobre quais serão os candidatos ao governo, ao Senado e possíveis alianças.     
Vale lembrar que as convenções partidárias prosseguem até 5 de agosto e até lá negociações ficam em aberto.       
Boa parte dos prefeitos já tem seu candidato ao governo do Estado, porém ainda preferem ficar calados.