CIDADES

min de leitura - #

Professores devem encerrar greve

Renan Vallim

| Edição de 18 de março de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A APP-Sindicato realiza hoje uma assembleia extraordinária para discutir os rumos da greve dos professores estaduais do Paraná, iniciada na última quarta-feira (15). Lideranças internas já falam em término da paralisação, que não manteve a adesão constatada no primeiro dia. Na região, apenas um colégio não teve aulas ontem.
A assembleia da categoria acontece a partir das 8h30 em Curitiba. De acordo com o presidente regional da APP-Sindicato, Arildo Ferreira de Castro, existe a possibilidade de interrupção da paralisação. “Observamos que há uma tendência para o fim da greve. Não conseguimos manter o movimento, que teve boa adesão no primeiro dia, mas não cresceu como o esperado. Alguns grupos já falam abertamente em finalizar a greve”, ressalta.
De acordo com o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Apucarana, o pico da greve aconteceu no primeiro dia, com 46% de adesão. No entanto, das 62 escolas da área do NRE, apenas uma não teve aulas ontem: a Escola Estadual Francisco Antônio de Souza, no Núcleo Habitacional Parigot de Souza.
“Nós pedimos para que a APP reconsiderasse a situação, que levasse em conta os alunos e suas famílias e que fossem sensíveis à situação de crise do país. Pedimos ainda que eles considerassem o esforço que vem sendo feito pelo Governo do Estado e também os avanços conquistados até aqui na Educação estadual. Nossa expectativa é que, durante a assembleia, a situação volte à normalidade”, afirma Maria Onide Balan Sardinha, chefe do NRE de Apucarana.
Os professores e o governo do estado estão em disputa por conta das mudanças adotadas na hora-atividade, entre outros pontos. (RENAN VALLIM)