COLUNAS

min de leitura - #

Professores em greve

Editoria de Política

| Edição de 16 de junho de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Professores e funcionários de escolas da rede pública estadual vão entrar em greve, por tempo indeterminado, a partir do próximo dia 25. A deliberação foi aprovada em assembleia estadual extraordinária da APP-Sindicato, realizada na manhã de ontem em Curitiba. A medida teria sido tomada por discordâncias do sindicato com a política adotada pelo governador Ratinho Junior (PSD) com relação às reivindicações da categoria, principalmente o pagamento da reposição salarial do funcionalismo. “Já são quase quatro anos de sacrifício dos servidores. Não estamos pedindo aumento, é apenas a reposição das perdas da inflação”, diz o presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Leão. Para o mesmo dia, foi convocada pelo Fórum das Entidades Sindicais (FES) uma greve dos demais setores da administração estadual.

Exonerado O presidente da Câmara de Vereadores de Apucarana, Luciano Auguto Molina Ferreira (Rede), assinou no início da noite de sexta-feira portaria exonerando o servidor Júlio César Ravazzi Santos, ocupante do cargo de provimento efetivo de Oficial Técnico Legislativo da Câmara Municipal. O motivo, segundo a portaria, é em função da sua aposentadoria. Júlio César é um dos mais antigos servidores da Casa.

Ordinária Nesta segunda-feira, às 16 horas, os vereadores de Apucarana voltam a se reunir em mais uma sessão ordinária. A sessão, no entanto, não será na Câmara, mas no salão nobre do Colégio Estadual Nilo Cairo. Antecedendo à sessão, às 15h30, será entregue à instituição de ensino Moção de Aplausos pelos seus 70 anos de atividades em Apucarana. A moção é de autoria da vereadora Márcia Sousa (PSD).

Ordem do dia A sessão ordinária da Câmara de Apucarana, que acontece nesta segunda-feira, tem 26 matérias na ordem do dia para discussão e votação por parte dos vereadores. Vários projetos encaminhados pelo Executivo tratam-se de concessão de terrenos para instalação de empresas dentro do Programa de Desenvolvimento de Apucarana (Prodea). Em quase todas as sessões são votados projetos desta natureza.

Homenagens Pelo menos três matérias que serão votadas na sessão de amanhã referem-se a homenagens a pessoas de Apucarana. São uma concessão de mérito em tarefas comunitárias ao sr. Alfredo José Gomes, o Alfredão; de títulos de cidadão honorário do município ao padre José Antônio Bertolim, da Paróquia São José, e ao deputado federal Sérgio Souza (MDB); e diploma Mérito em Eficiência ao Instituto do Cego.
Na Saúde Cumprindo a agenda dedicada à análise da Saúde Pública de Mandaguari, os vereadores que compõem a Comissão Especial de Estudos (CEE) da Saúde visitaram a secretaria nesta sexta-feita para conversar com servidores e entender o funcionamento interno da pasta. Foi a primeira visita in loco da CEE da Saúde da Câmara de Mandaguari, instituída em maio por orientação do Ministério Público. Comissão é presidida pelo vereador Eron Barbiero.

Frequência A secretária de Saúde de Mandaguari, Deise Vernillo, que assumiu interinamente a pasta no mês passado, explicou aos servidores que a presença dos parlamentares no espaço será frequente nos próximos dias. Isto porque serão feitos levantamentos necessários para o primeiro diagnóstico da comissão. Segundo ela, a presença deles ajudará a identificar o que pode ser melhorado no setor.

Porte de armas I O presidente da República, Jair Bolsonaro, compartilhou ontem mensagem no Twitter na qual comenta que o Plenário do Senado Federal deverá votar na próxima terça-feira o Projeto de Decreto Legislativo que susta o Decreto nº 9.785/2019, que trata da aquisição, o cadastro, o registro, a posse, o porte e a comercialização de armas de fogo e de munição e dos sistemas Nacional de Armas e Nacional de Gerenciamento Militar de Armas.

Porte de armas II “A CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) do Senado decidiu revogar nossos decretos sobre CACs (caçadores, atiradores e colecionadores), e posse de armas de fogo. Na terça (18), o PL será votado no plenário. Caso aprovado, perdem os CACs e os bons cidadãos, que dificilmente terão direito de comprar legalmente suas armas. Cobrem os senadores do seu Estado”, escreveu o presidente.

Vapt Vupt

Prefeitos do Vale do Ivaí continuam adotando medidas de contenção de gastos em função dos poucos recursos.
Medidas de contenção de despesas também estão relacionadas à incerteza dos rumos da economia do País.
A Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) deverá realizar sua reunião nos próximos dias.            
O presidente da Amuvi, prefeito Ylson Gallo (MDB), de Faxinal, tem uma série de assuntos para discutir.