CIDADES

min de leitura - #

Programa é apresentado em universidade argentina

DA REDAÇÃO

| Edição de 13 de novembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Programa de Economia Solidária e Protagonismo Feminino, da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família de Apucarana, foi apresentado na 5ª Jornada de Intercâmbio Brasil - Argentina 2020, promovida pela Universidade de Córdoba e pela Escola Superior de Comércio Manuel Belgrano. A apresentação online ficou a cargo da professora Paula Tissiany Carneiro, membro do Colegiado de Economia do campus Apucarana da Unespar e coordenadora do curso. O encontro acontece todos os anos e tem como objetivo a troca de experiências entre a UEL, onde Paula também leciona, e a universidade argentina.

Para a secretária da Mulher, Denise Canesin, essa fase da economia solidária, já estabelecida no município, é de extrema importância. “Chegamos a um novo patamar, estamos agora profissionalizando os empreendimentos solidários. Podemos dizer, sem medo de errar e com muito orgulho, que a economia solidária é admirada por todos os segmentos da sociedade de Apucarana”, conclui Denise, enaltecendo que o programa criado pela prefeitura tornou-se referência no Brasil e até no Mercosul.
A apresentação ocorreu recentemente, no encerramento do encontro. “Nossa apresentação foi ao lado da exposição da professora da Universidade de Córdoba, ambas explicando projetos de economia social. Levamos o exemplo do programa da Prefeitura de Apucarana porque é referência no Estado do Paraná e no Brasil”, destacou professora Paula.
Paula Tissiany destacou que, em Apucarana, a Lei Municipal da Economia Solidária veio antes das leis estadual e federal. “O apoio da prefeitura é total: na cessão de 18 espaços públicos desativados para a comercialização dos produtos, pela capacitação profissional dada pela Secretaria da Mulher, na formação do Conselho Municipal da Economia Solidária e na formação da rede de entidades de apoio e fomento à economia solidária, como a Unespar, FAP, UTFPR, Acia, Sebrae, Emater”, explicou Paula.